A Empresa Júnior Toledo – EJT, comemora o Dia do Economista, 13 de agosto, com uma entrevista com um ex-membro efetivo da EJT, formado em Economia pela Toledo/PP e bem sucedido profissionalmente: o professor Douglas Fernandes.
Natural de Presidente Prudente ele é especialista na área de Administração Estratégica com ênfase em RH e Finanças pela Toledo/PP-Inbrape e mestrando em Administração, na área de Logística Empresarial, pelo Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto (SP).
Professor da Toledo/PP e Técnico do Sebrae-SP, onde atua na área de orientação empresarial, plano de negócios, logística empresarial e projetos relacionados com desenvolvimento regional, Douglas tem artigos científicos publicados em eventos nacionais e internacionais, como o Congresso Brasileiro de Custos e o Congresso Latino Americano de Escolas de Administração – CLADEA.
Em entrevista, ele declarou que a atualização é algo imprescindível na carreira de todo profissional. “Procuro me atualizar por meio de leitura de jornais, revistas, artigos, boletins eletrônicos, além de participar de congressos e palestras”. Ele conta que sempre gostou da área de Economia e quando iniciou a faculdade percebeu que cada aula era uma verdadeira descoberta. “Tive excelentes professores. E hoje tenho o prazer de poder lecionar com vários deles”.
Para Douglas, o economista, pela sua formação, possui uma facilidade de análise macro e micro, facilitando sua interação e contribuição para com profissionais de outras áreas, o que aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. “Seja para atuação específica na área do economista ou atuando em equipes multiprofissionais. Existe um campo vasto de atuação para o economista, tanto no setor público, como no privado”.
Ao ser questionado sobre a Toledo/PP e a EJT, ele afirma que a faculdade foi a base para a sua formação profissional. “Por meio da Toledo/PP, adquiri, além de conhecimento, experiência, pois pude atuar junto aos professores e colegas na EJT., que foi, para mim, quase uma segunda faculdade. Atuei por dois anos, onde fui diretor-presidente. Tive a oportunidade de vivenciar experiências de grande valia para minha formação profissional. Experiências diversas, como coordenar equipes de trabalho, entrevistar empresários, elaborar relatórios técnicos e apresentar diagnósticos. A EJT é, sem dúvida, uma oportunidade para que os nossos alunos vivenciem situações e experiências que somente iriam vivenciar no mercado de trabalho”.
Para os alunos do curso de Economia, o professor Douglas manda o seguinte recado: “Planejem sua vida profissional ainda na faculdade, com a participação em eventos, a realização de trabalhos. Não com os olhos de um estudante, mas sim com os olhos de um profissional. E busquem sempre a relação entre o conteúdo apresentado em sala de aula e a realidade do mercado, praticando, desde já, a oportunidade de atuar. A postura profissional deve iniciar ainda na faculdade, ressaltando sempre o aspecto ético, muito valorizado pelo mercado. O trabalho voluntário junto à entidades sem fins lucrativos, sempre em parceria com a faculdade, é uma outra grande oportunidade para a aquisição de experiência.”
Matéria publicada no Toledo News de agosto/setembro-2003