Direito da Toledo Prudente é convidada para competição nos EUA

17 | 12 | 2025
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

O curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário foi convidado pela American University Washington College of Law e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para participar da 31º edição da Competição Interamericana de Direitos Humanos.

A disputa acontece de 17 a 22 de maio de 2026, em Washington, nos Estados Unidos.

Nesta edição, o caso hipotético terá como foco o tema “O Direito de Protestar sob o Direito Internacional dos Direitos Humanos: Proteção Jurídica e Desafios Futuros”.

O Centro Universitário foi a única instituição do interior do Estado de São Paulo convidada. A Toledo Prudente participa desde 2009 da Competição Interamericana de Direitos Humanos.

A competição trilingue é realizada em inglês, espanhol e português, e criada para treinar estudantes de Direito sobre como usar o sistema interamericano de direitos humanos como um fórum legítimo para reparar violações de direitos humanos.

Ela simula um julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que é um tribunal internacional no âmbito das Américas. Esse tribunal julga países pela eventual violação de direitos humanos. Então, essa competição faz uma simulação deste tribunal.

O evento reúne estudantes de Direito e profissionais que atuam na área de direitos humanos para participar de discussões jurídicas sobre temas debatidos no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos.

Segundo o reitor do Centro Universitário, Sérgio Tibiriçá Amaral, o convite ocorreu em razão do bom desempenho que os alunos da instituição possuem no concurso, com prêmios nas últimas dez edições como melhor orador, melhor memorial, melhor equipe em língua portuguesa e outros.

“É um convite que muito honra a tradição da Toledo nessa que é a mais importante competição de direitos humanos das Américas. Trata-se de um reconhecimento às várias conquistas que tivemos ao longo dos anos como melhor memorial, melhor orador, melhor equipe brasileira e várias vezes nas finais. Também é um atestado de quanto os alunos levam a sério esse evento que tem um investimento grande da Toledo com passagens, hospedagem, alimentação e inscrição”, explica o reitor Sérgio Tibiriçá Amaral.