Os
alunos dos cursos de negócios EAD da Toledo Prudente desenvolveram uma atividade
prática voltada à disciplina de Gestão de Marketing. A disciplina teve como objetivo apresentar a clientes reais o
conceito de Marketing e suas ações dentro de uma empresa.
Participaram da atividade os alunos dos cursos de Administração EAD, Ciência Contábeis EAD, Gestão Financeira EAD, Gestão Comercial EAD, Processos Gerenciais EAD e Gestão de Recursos Humanos EAD.
Para
executar a ação, os estudantes precisaram trabalhar seus domínios
organizacionais diante de um contexto real. Eles escolheram três empresas da
região de Presidente Prudente e elaboraram um roteiro de perguntas, visando
identificar o que os empresários compreendiam sobre o Marketing e como imaginavam
que o macro ambiente influenciava no comportamento de consumo de seus
públicos-alvo.
Devido
à pandemia do novo Coronavírus, as entrevistas foram realizadas por meio de
aplicativos e plataformas virtuais.
De acordo com o professor da Toledo Prudente, Leonardo Lepre, a atividade promoveu o desenvolvimento de competências fundamentais para atuação profissional, como a comunicação e a resiliência, além de ampliar o networking dos estudantes. “O trabalho tinha como objetivo fazer com que os alunos pudessem compreender o ponto de vista do empresário, se empenhando em uma nova situação”.
Conforme
a tutora dos cursos EAD da Toledo Prudente, Ana Virginia Isiano Lima, após
coletarem as informações, os alunos analisaram os dados e, com base nos
conhecimentos construídos durante as aulas, elaboraram uma resposta para cada
empresário. “As devolutivas foram feitas de maneira que ajudassem os
empresários a entender melhor o que é Marketing e como ele pode influenciar no ambiente de seus negócios”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Direito da Toledo Prudente fará mais uma apresentação oral à Corte Interamericana
Arquitetuta e Civil da Toledo Prudente lançam Programa de Capacitação ‘o primeiro encontro’
A
aluna de Gestão de Recursos Humanos EAD da Toledo Prudente, Alessandra de Souza
Maracci (FOTO), contou que a atividade prática foi muito produtiva, pois proporcionou
noção de atuação no mercado de trabalho. “Achei muito interessante, além de
desenvolver minhas técnicas e aprendizados, pude também aprender mais sobre o
Marketing e a influência dele nas empresas. Minhas entrevistas foram com
confeitaria, salão de beleza e um prestador de serviços”, explicou.
O proprietário
da empresa Geniu’s, Daniel Eugênio da Silva (FOTO), atua com prestação de serviço no
ramo de bartender em festas e eventos. Segundo ele, que foi uma das pessoas a
receber consultoria dos alunos da EAD da Toledo Prudente, o projeto o ajudou
bastante em relação à divulgação de seu trabalho.
“Eu recebi uma
orientação sobre o Marketing de forma profissional. Muitas vezes, queremos
atuar com algum projeto ou publicações, mas nem sempre sabemos os termos
técnicos, perfil de clientes, entre outras informações. O trabalho desenvolvido
foi ótimo para mim, estão de parabéns”, concluiu.