Egresso da Toledo Prudente é aprovado na Procuradoria do Município de São Paulo.

10 | 07 | 2025
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

O ex-aluno do curso de Direito da Toledo Prudente, Vinicius Flores Branco, conquistou uma das vagas na Procuradoria do Município de São Paulo — uma das mais concorridas e prestigiadas carreiras jurídicas do país. Em entrevista, ele compartilhou um pouco sobre sua trajetória, os desafios enfrentados e a importância da formação acadêmica na sua preparação.

Para Vinicius, os estudos voltados a concursos jurídicos exigem um conhecimento extenso e aprofundado das matérias, com muitos conteúdos e desdobramentos. Nesse contexto, ele afirma que o conhecimento adquirido na graduação foi essencial para consolidar sua base teórica. “Principalmente nas áreas de Direito Público, que são amplamente exigidas nesse tipo de prova. Em um processo de preparação muitas vezes acelerado, contar com essa base sólida fez toda a diferença”, reafirma o egresso.

A preparação foi construída ao longo do tempo. Ele iniciou seus estudos com a leitura de doutrinas jurídicas e, gradualmente, incorporou o estudo da legislação, da jurisprudência e a resolução de questões. Com o passar do tempo, migrou para materiais mais direcionados aos concursos de procuradoria, mantendo o hábito de revisar anotações feitas ao longo das aulas.
Embora seja difícil apontar um único processo específico para a aprovação na Procuradoria de São Paulo, Vinicius destaca que o resultado foi fruto de um amadurecimento contínuo nos estudos. “À medida que as provas se aproximavam, intensifiquei os estudos voltados ao edital correspondente, e na segunda fase do concurso, passei a me dedicar exclusivamente à resolução de simulados discursivos e à revisão aprofundada de temas mais recorrentes”, conta Vinicius.

Entre os desafios enfrentados, ele destaca a dificuldade de conciliar a rotina de estudos com o trabalho e a vida pessoal. Foi necessário abrir mão de momentos de lazer, da leitura de ficção e até de temas que aprecia, como filosofia e cinema. “Os estudos para concurso sempre cobram um preço”, afirma.

Para quem está iniciando nessa jornada, Vinicius aconselha manter os pés no chão e não buscar soluções milagrosas. Segundo ele, não há segredo: o caminho é fazer o básico com constância. Isso inclui estudar lei, jurisprudência, doutrina (ou bons materiais que a compilam) e fazer revisões frequentes, preferencialmente com materiais mais enxutos ou com anotações próprias. Outro ponto importante, segundo ele, é não começar estudando diretamente para um edital específico. É preciso, antes, construir uma base sólida com as matérias principais e, só depois, aprofundar-se nos conteúdos mais específicos e nas leis locais.

Ao falar sobre essa nova fase como procurador, Vinicius demonstra consciência da responsabilidade que o cargo exige. Ele afirma que ser procurador de um ente público do porte de São Paulo é uma tarefa que exige preparo e comprometimento, e que seu principal objetivo agora é “entregar a São Paulo a representação jurídica que ela merece”.