EJT constata queda de 0,72%

12 | 02 | 2007

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 7 de Fevereiro de 2007 sendo constatada uma queda nos preços de 0,72 %, em relação ao mês anterior.

A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O grupo que teve maior queda foi o de Carnes/Embutidos, com 2,83% de redução nos preços, refletindo o preço da arroba do Boi, que na região de presidente prudente é o menor preço do Estado.

Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram o Kg da Alcatra com redução de 7,53% e o Kg do Músculo com 4,89% de queda entre os meses de janeiro e fevereiro.

O grupo que apresentou maior alta foi de Matinais/Doce apresentando alta de 3,19% em relação ao mês de janeiro. Destaca-se nesse grupo o Café Pilão 500g Vácuo sendo encontrado em janeiro por R$5,12 e em fevereiro por R$5,86, uma variação de 14,36%. O aumento no preço dos cafés é resultado da grande elevação nos preços internacionais do produto neste ano.

A pesquisa também revelou grande diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados. Como exemplo, a Lingüiça Toscana Sadia (Kg) que foi encontrada entre R$4,39 e R$6,99, uma diferença de 59,23%.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 438,09, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 342,60 economizando assim 27,87% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Olavo Martins Júnior, Robson Antonio Santos Augusto, Caroline Pachega Lapa, Fernanda Flávia Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Guilherme Fonseca de Oliveira, Weslei Primo Leite, Thamires Antunes Betin, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.