EJT: crédito junto ao PROGER

06 | 04 | 2005

A Empresa Júnior Toledo – EJT oferece à comunidade de Presidente Prudente uma nova prestação de serviço: a elaboração de propostas de crédito do Programa de Geração de Emprego e Renda – PROGER, da Caixa Econômica Federal, que atende a micro e pequenas empresas e profissionais liberais.
“O papel da EJT é auxiliar as empresas e profissionais liberais interessados em pleitear recursos da linha PROGER a analisar a viabilidade do financiamento, elaborando e apresentando à Caixa uma proposta para agilizar a liberação do crédito”, explica o professor e economista Douglas Fernandes, que orienta os alunos para elaboração das propostas junto ao Banco.
Com essa consultoria prestada pela EJT, a empresa Novoar, de Presidente Prudente, que atua no ramo de produção de antenas para telecomunicação, já foi beneficiada.
Com a liberação do recurso a empresa adquiriu um torno computadorizado CNC, que produz ítens indispensáveis para a fabricação de antenas de radiocomunicação e que permitirá a redução de custos, a ampliação da capacidade produtiva e, conseqüentemente, a contratação de novos funcionários.

A gerente administrativa financeira da empresa, Heloisa Helena Godoi Ferron, diz que, há cerca de dois anos, tinha buscado informações sobre o PROGER. “Achamos que seria muito burocrático e tivemos muito receio em dar continuidade”, explica.
Mas para que a empresa pudesse ter um crescimento, era preciso uma nova máquina na linha de produção. Conselheiro da EJT e chefe de produção da empresa Novoar, Paulo Alexandre da Silva (3º A de Administração), incentivou a elaboração de propostas de crédito do PROGER por meio da Empresa Júnior.
“A aprovação da proposta da Novoar é a primeira elaborada e já concretizada pela EJT. Começamos o projeto no final do ano passado e já obtivemos a aprovação, o que para nós, enquanto alunos e membros da Empresa Júnior, é uma grande realização”, conta Alexandre.
A proposta de crédito da Novoar foi elaborada pelos alunos Miriam Prates Martins, Thiago de Oliveira e Vagner Rogério Moraes, do 4º ano de Economia.

Para Heloisa, a dedicação dos alunos foi muito importante. “A explanação do projeto é colocada de uma forma mais simples. O Alexandre levou a idéia para nossa empresa e, se não fosse a EJT, que nos tranqüilizou com relação a segurança do PROGER, não teríamos buscado o crédito e conseguido a expansão da Novoar. Os alunos procuraram nos fornecer o máximo de informação e foi fácil conseguir o crédito, pois a necessidade da máquina para a empresa era óbvia”.
“Como aluno, é fantástico ter essa experiência, que é mais uma opção de trabalho para ser desenvolvido como profissional. Com certeza ficamos mais capacitados como profissionais, por meio da EJT, que nos oferece a oportunidade de ter o contato com a realidade do mercado de trabalho”.
A EJT já trabalha na elaboração de novas propostas de crédito do PROGER com a participação dos alunos Claudemir de Almeida dos Santos (2º Administração), Fabiana da Silva Lima (4º Economia), Henrique Tarso Catoci de Godoi (4º Administração) e Nilson Batista de Araújo Júnior (3º Economia), com a supervisão da professora e Supervisora de Prática Profissional da Toledo/PP, Maria Lucia Ribeiro da Costa.