EJT detecta queda em preços

06 | 09 | 2005

A Empresa Júnior Toledo, no dia 30 de agosto de 2005, detectou uma queda de -0,43%, nos preços pesquisados nos maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP, divulgou recentemente que o Estado de São Paulo apresentou uma deflação de 0,04% na terceira quadrissemana de agosto, sendo que o item despesas com alimentação ficou em -0,96%, comparando as duas pesquisas, verifica-se que a cidade de Presidente Prudente, apresentou uma redução menor nos preços para o período.

A pesquisa revelou que houve queda no setor de Cereais/Mercearias de -3,04% em relação ao mês anterior. Destacando-se dentre os produtos pesquisados, o Vinagre Tinto Castelo de 750ml, com percentual negativo de -32,18%, encontrado nesta pesquisa a uma média de R$1,01 e no início do mês à R$1,49. Outro produto é o Feijão tipo Carioquinha de 1 kg, com percentual de -12,03%, encontrado à R$2,26 atualmente e à R$2,57 na pesquisa anterior.

Por outro lado, houve produto com variação positiva de até 34,09%, em relação aos preços praticados no começo de agosto, como é o caso do Papel Higiênico Personal neutro c/ 4 unids, encontrado a R$1,85 anteriormente e na pesquisa atual a R$ 2,48.

Os preços entre estabelecimentos continuam com grande variação, ocasionada principalmente pela concorrência que gera inúmeras promoções entre os supermercados e hipermercados. A Maionese Hellmans 500gr. por exemplo, pôde ser encontrada entre R$ 2,49 e R$ 3,78, ou seja, uma diferença de 51,81%. Outro item destacado é o Queijo Mussarela fatiado/kg que apresentou diferença de 70,49%, encontrado entre R$6,98 e R$11,90.

A pesquisa é a garantia de economia que otimizam o consumo doméstico, sendo instrumento útil, necessário e de grande importância para o planejamento do orçamento familiar. Assim, comprando uma unidade de cada item pesquisado pelo menor preço, a economia que se pode fazer é de R$95,10; um valor que pode resultar no pagamento de algumas despesas do lar. O consumidor deve ficar atento às promoções comparando sempre os preços, aproveitando as melhores oportunidades de compra.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Edilde Gonzaga de Andrade, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior; com a coordenação da aluna de Economia Grace Ane Donha de Souza; sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.