EJT pesquisa 6 supermercados

07 | 12 | 2005

A Empresa Júnior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 5 de dezembro de 2005 e detectou uma queda de 0,21%, nos preços pesquisados nos seis maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. Dois estabelecimentos não autorizaram a pesquisa.

O grupo de Carnes/Embutidos teve a maior queda com relação ao mês anterior, 2,07%. Tiveram destaque neste grupo o quilo do músculo e do patinho com quedas de 8,61% e 3,89% respectivamente. Essa queda constatada pela pesquisa da Empresa Júnior Toledo vai contra dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola) que verificou uma alta de 4,6% no preço do boi na região de Presidente Prudente, mas está de acordo com as previsões do departamento de economia da Toledo que previa queda no preço da carne em razão do fechamento das importações por alguns paises devido ao surto da febre aftosa no Brasil.

O levantamento revelou ainda que, houve elevação de 2,31% no grupo de Frios e Laticínios, maior alta entre os grupos pesquisados em relação aos preços praticados no início do mês de novembro. O produto que mais contribuiu para essa elevação foi o Requeijão Nestlé 250g com uma variação de 17,19% e o Queijo Mussarela com aumento de 6,81%.

No setor de Cereais e Mercearia destacaram-se o Arroz Tipo 1 Anceli 5 Kg e o Feijão Tipo Carioquinha. O Arroz teve um aumento de 8,09% comparado com novembro, porém na pesquisa anterior (comparando outubro e novembro), obteve uma queda de 1,71%. Já o Feijão Tipo Carioquinha vem apresentando quedas de preço desde a pesquisa realizada em 30/08/2005 e neste mês registrou baixa de 7,44%.

As variações de preços entre os estabelecimentos continuam grandes, pode-se destacar o Sabão em Pó Surf 1 Kg com uma diferença de 46,49% entre o maior e o menor preço praticado, encontrado a R$ 4,38 e R$ 2,99 respectivamente. Outro produto que se destaca pela diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados é o Guaraná Antártica 2 litros, com 23,78% de variação, tendo preços praticados entre R$ 2,29 e R$ 1,85.

Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada produto pelo preço mais barato ele vai pagar R$ 259,94 economizando R$ 54,12 do que se comprar pelo maior preço. A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior, Sheyla Toyota e do curso de Ciências Contábeis Valéria Coimbra dos Santos sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.