EJT pesquisa mercados de Prudente

08 | 11 | 2005

A Empresa Junior Toledo realizou pesquisa de preços no dia 3 de novembro de 2005 e detectou uma queda de 1,04%, nos preços pesquisados nos seis maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente. Dois estabelecimentos não autorizaram a pesquisa.

O grupo Matinais/Doces teve a maior queda com relação ao mês anterior, -2,95%. Teve destaque neste grupo o Bombom Garoto 400 gr. Com queda de -8,31%. Outro item com queda expressiva de preços foi o sabão Ypê que era encontrado por R$2,68 na pesquisa anterior e R$ 2,45 na pesquisa atual, ou seja, apresentou uma queda de 8,36%.

O levantamento revelou ainda que, houve elevação de 1,73% no grupo de Carnes e Embutidos, maior alta entre os grupos pesquisados em relação aos preços praticados no início do mês de outubro. O produto que mais contribuiu para essa elevação foi o músculo com uma variação de 7,88%, ou seja, ainda não se reflete no varejo as expectativas de queda de preço na carne bovina.

No setor de Cereais e Mercearia o açúcar cristal se destacou com aumento de 12,47%, na pesquisa anterior havia apresentado uma elevação de 2,13%, uma alta acumulada de 14,87% em dois meses.

O grupo de Frios e Laticínios apresentou queda de 1,55 % em relação à pesquisa anterior. Destaca-se dentro desse grupo, os produtos derivados do leite como o queijo mussarela e o requeijão tiveram uma redução de 10,01% e 8,07%, respectivamente. Estes produtos também tem preços bem diferenciados entre os estabelecimentos pesquisados. O queijo mussarela é encontrado entre R$ 6,49 e R$ 9,99 e o requeijão Nestlé, entre R$ 1,79 e R$ 3,39, sendo que o supermercado correspondente ao menor preço estava realizando promoção do referido produto na data da pesquisa. Neste setor o que mais influenciou a queda foi o apresuntado Sadia, com uma variação de 7,02%, pois o mesmo pode ser comprado por R$6,19 (em promoção) como também por R$9,39.

Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada produto pelo preço mais barato ele vai pagar R$ 255,13 economizando R$ 71,68 do que se comprar pelo maior preço.
A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Bruna Maria Seabra Moreno, Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Mayara Regina da Silva, Roberto de Paula Junior, Sheyla Toyota e do curso de Ciências Contábeis Valéria Coimbra dos Santos sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa. Confira aqui a Pesquisa!