EJT realiza pesquisa de maio

09 | 05 | 2007

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 3 de Maio de 2007 sendo constatada uma alta de 1,66% em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada em sete dos maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Cereais e Mercearia com 4,93%, um dos produtos que contribuiu para esta alta foi o Sal Cisne 1Kg com alta de 7,09%, sendo encontrado no mês anterior com preço médio de R$ 0,91 e no mês atual R$ 0,97. Outro grupo que também apresentou alta foi o de Artigos de Limpeza com 4,68%, um dos produtos que contribuiu para essa alta foi o Sabão em Pedra Ypê 5 unidade com 16,60% de aumento, com o preço médio anterior de R$ 2,51 e no atual com R$ 2,92.

O grupo que teve maior queda foi o de Frios e Laticínios 0,93% de redução nos preços. O produto que mais contribuiu para esta queda foi o Presunto Sadia Cozido (fatiado) Kg, com uma queda de 12,80%, sendo o preço médio anterior de R$ 12,72 e o preço médio atual de R$ 11,09.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando promoções que refletem grandes diferenças de preços comono caso da Farinha de Mandioca Deusa Crua 500 gr, com uma diferença de 59,46%, com o menor preço de R$ 1,85 e o maior preço de R$ 2,95 e também o Óleo Liza 900ml (embalagem plástica) com uma diferença de 40,91%, com o menor preço de R$ 1,98 e o maior preço de R$ 2,79.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um estabelecimento para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 451,30, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 370,26, economizando assim 21,89% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Guilherme F.Oliveira, Kelly C. Gaspar, Thamires Antunes Betin, e alunos de Ciências Contábeis: Samuel Barros Cordeiro, Andressa T.Mazzuchelli, Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro. Costa.

Confira a pesquisa