EJT relata alta de 2,65%

11 | 09 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 5 de setembro de 2006 sendo constatada uma alta de 2,65%, em relação ao mês anterior, que vem confirmar os números divulgados pelo Dieese que apontou aumento no custo dos alimentos em todo o país.

A pesquisa foi realizada nos sete maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

A maior alta deu-se no grupo de Carnes/Embutidos, 7,93%. O produto que mais contribuiu para essa elevação foi o Frango Congelado Kg que subiu 20,52% em relação ao mês anterior, que pode ser explicada pela epidemia de gripe aviária ocorrida em diversos países há alguns meses e atualmente informações sobre ela estão sendo pouco divulgadas, sendo assim, o consumo aumenta e seu preço se eleva juntamente.

O segundo grupo que apresentou maior alta foi Frios/Laticínios, alta de 5,58% em relação ao mês de Agosto. A maior variação de preço foi do produto Apresuntado Sadia (fatiado Kg), que passou de R$8,13 para R$9,25, ou seja,uma alta de 13,83%.

O setor que apresentou a maior queda foi o grupo de Bebidas, com uma queda de 1,12%. O produto que contribuiu mais para essa queda foi o Refrigerante Sprite 2 Litros encontrado por R$2,20 no mês de Agosto e nesta pesquisa encontrado a R$ 2,08, apresentando uma queda de 5,52%.

Mesmo com baixa elevação nos preços de alguns produtos, destaca-se novamente a importância de pesquisar a variação de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$374, 52, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$305, 27, economizando assim R$69,25.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Olavo Martins Júnior, Wesley Primo Leite, Dayane Priscila Sartoreli, Caroline Parchega Lapa, Fernanda Spinosa Alves, Lucas Felice Sanches e dos alunos de Ciências Contábeis: William Panhan Brandão e Ana Paula Mazzuchelli sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.