No dia 3 de fevereiro, às 9h, será realizado, no anfiteatro Dr. José Cupertino D´Arce, das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, um café da manhã para apresentação do portifólio de serviços gratuitos que a Empresa Júnior Toledo – EJT vai realizar para as entidades sociais. “Esta é uma iniciativa da Toledo/PP que envolve alunos e professores numa proposta de atendimento às entidades que assistem crianças e adolescentes, no município de Presidente Prudente”, explicou a supervisora de Prática Profissional da EJT, Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.
Os serviços serão executados pelos alunos dos 3ºs anos de Administração e Ciências Contábeis, com orientação dos docentes (ou profissionais) que atuam na faculdade.
Os serviços oferecidos possibilitarão:
v às entidades, um suporte técnico nas áreas administrativas e contábeis de acordo com a necessidade de cada uma;
v aos alunos, a vivência estará aliada ao desenvolvimento da responsabilidade social e de sua cidadania;
v à Toledo, o cumprimento de seu papel de agente do bem-estar social no meio em que atua.
Os serviços serão prestados a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Portifólio de serviços a serem oferecidos pela EJT e executados pelos alunos estagiários.
· Revisão da parte legal das Organizações (rever estatutos e contratos sociais, orientações quanto: à elaboração de atas, orientações sobre às publicações de editais, às prestações de contas, quanto a impressão e registro de livros obrigatórios);
· Implantação de controles internos (controle de contas a receber e contas a pagar, fluxo financeiro, controle de material de expediente, controle de estoques, cadastro de contribuintes, modelos de balancetes para prestação de contas);
· Orientação sobre a escrituração fiscal e contábil (Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa, Livro de Prestação de Serviços);
· Arquivos (organização dos procedimentos internos, fluxo de papéis, lay-out, guarda de documentos);
· Atendimento (treinamento para o pessoal do telemarketing e recepcionistas);
· Projeção no Mercado (planejamento de marketing para as entidades que muitas vezes estão “escondidas”);
· Análise de Desempenho (implantação de modelos de mensuração e análise econômico-financeira para tomadas de decisões, como número de contribuintes, números de assistidos, gastos mensais/anuais, prioridades, investimentos, etc…);
· Revisão da área organizacional: missão da instituição, visão, valores e responsabilidade social;
· Elaboração de planos estratégicos: situação desejável para a instituição, análise dos motivos de insatisfações, oportunidades, alianças, cooperações e diagnósticos estratégicos;
· Gestão de Materiais;
– Dimensionamento e controle de estoques, previsão de estoques, custos, níveis e sistemas de controles;
– Armazenamento de materiais: estocagem, layout, localização dos materiais, embalagens e inventário físico;
– Compras: preço-custo, condições de compras, negociações e fontes de fornecimento;
· Planejamento e recrutamento de pessoas: treinamento, desenvolvimento de pessoas, higiene e segurança do trabalho;
· Clima e cultura organizacional: grupos e equipes de trabalho (estrutura, pesquisa, normas, desafios e metas, conflitos e desenvolvimento de equipes);
· Orientação na montagem de layout e logomarca;
· Marketing:
– Divulgação da instituição (meios possíveis);
– Atendimento (treinamento em telemarketing e recepção);
– Plano de Marketing;
– Pesquisa de Marketing.