EJT verifica alta de 4,37%

05 | 07 | 2006

Na pesquisa realizada pela Empresa Júnior Toledo no dia 28 de junho de 2006 foi constatada uma alta de 4,37% nos preços dos produtos pesquisados nos sete maiores supermercados/hipermercados de Presidente Prudente. Tal discrepância se deve ao fato da pesquisa anterior ter sido realizada em período de “saldão” em alguns estabelecimentos.

O grupo que apresentou maior alta foi o grupo de Artigo de Higiene que apontou uma variação de 8,56%.O produto que mais contribuiu para esta alta foi o Papel Higiênico Scott Neutro que no final do mês, a média foi de R$1,70 e no início do mês R$1,56 registrando 9,24% de alta.

O grupo de Frios e Laticínios também apresentou alta significativa, 6,77% em relação ao inicio do mês. O produto que mais favoreceu essa alta foi o Queijo Mussarela com uma variação entre sua média anterior e atual de 19,50% , respectivamente R$9,00 e R$10,75.

O Grupo de Bebidas foi o único que teve queda, registrando variação de 0,56%. A maior diferença entre as médias que influenciou essa queda foi a do Refrigerante Sprite, apontando diminuição de 3,86% em seu preço.

No que se refere a preços entre estabelecimentos o grupo de Cereais e Mercearia destaca-se: Farinha de Milho Yoki que pode ser encontrado por R$1,18 até R$1,75 uma diferença de 48,31% e o Macarrão Sêmola Basilar de 500g sendo encontrado entre R$0,88 até R$1,49, uma diferença entre preços de 69,32%.

No grupo carnes, o Patinho Kg pode ser encontrada entre R$5,29 e R$8,39, uma diferença de R$3,10 no bolso do consumidor.

Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada produto pelo preço mais barato ele vai pagar R$294,17, economizando R$ 75,61 do que se comprar pelo maior preço.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Cybele Cruz Martins, Edilde Gonzaga de Andrade, Fernanda Spinosa Alves, Lucas Felice Sanches, Renato Garcia Sales, e os alunos do curso de Ciências Contábeis: Ana Paula Mazzuchelli e William Panhão Brandão sob orientação do Economista Walter Dallari e da Professora e Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.