Empresários aprovam IPT

20 | 04 | 2007

A Empresa Júnior Toledo – EJT apresentou para alunos, empresários, a imprensa, supermercadistas, entre outros o Índice de Preços Toledo – IPT que é um medidor regional da cesta básica. A apresentação ficou a cargo do professor e coordenadhttps://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/iptlançasite2007/iptlançasitecapa.gifor do curso de Economia da Toledo/PP, Walter Dallari e do professor e coordenador do curso de Admnistração da Toledo/PP, Ronaldo Mancini.

O IPT surgiu diante da necessidade um índice de preços ao consumidor que refletisse a realidade local; e como desde 1994 a EJT vem realizando a coleta de preços em mercados e hipermercados da cidade, foi possível criar esse Índice. “O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza para a cidade de Presidente Prudente/SP. Nossa idéia é fazer com que as empresas tenham uma melhor gestão, atrair novas empresas para a cidade e que a população seja mais bem informada, já que estamos tratando de índices de nossa cidade. E foi possível chegar aos resultados devido as 1508 visitas feitas aos mercados e hipermercados, 243 coletas já realizadas e a colaboração de 266 alunos”, afirmou Dallari.

De acordo com ele a região de Presidente Prudente é muito carente de indicadores econômicos e sociais, assim a EJT já estava sendo solicitada pela comunidade, sindicatos, empresários em geral, principalmente os dos setores mercadistas, entre outros, para que fosse criado esse índice. “Esse projeto está apenas começando, já que temos intenções futuras a curto e longo prazo. A curto prazo é que vamos inserir novas modelagens estatísticas nesse IPT analisando períodos vizinhos e a longo, é que vamos inserir outro segmentos na composição desse índice”, explicou o professor Ronaldo.

O objetivo é criar um índice de inflação local que considere todos os grupos de consumo da população prudentina. Esses grupos (serviços, transportes, saúde, construção civil, etc) serão inseridos gradativamente na pesquisa em períodos futuros. A princípio, foi analisada a cesta básica, que é composta por 35 itens sendo 24 de alimentos, 6 de artigos de higiene pessoal e 5 de artigos de limpeza.

O resultado do projeto está sendo muito bem aceito pelas pessoas que acreditam ser este um grande passo para maiores conquistas. “A partir desse IPT, temos um parâmetro para tomar decisões, verificar as tendências do mercado até mesmo sabermos como estamos nos comportando em relação a outras regiões”, salientou o diretor dos Supermercados Estrela, Marcelo Nicolucci.

“Esse IPT com certeza só irá somar pontos positivos, pois são informações muito importantes para o nosso dia-a-dia, principalmente por termos acesso as variações do mercado. Acredito também que se a lei permitir poderia ser utilizado como meio de cotação, para melhor adequação dos gastos públicos”, salientou o gerente de contas do supermercado Luzitana, Juliano Munhoz.

Para o economista Alvaro Barboza que, enquanto foi professor de Economia da Toledo/PP chegou a participar das coletas e do início dos estudos do IPT, esse é um passo para que, no futuro a cidade tenha um índice de inflação. “Hoje foi analisada a cesta básica, mas a intenção e o ideal é que se amplie essa pesquisa para outras áreas, pois não temos isso na região e utilizamos índices de São Paulo e do Brasil em geral. Nas vezes em que precisamos dos índices de inflação por exemplo, nos espelhamos em índices de outras regiões que não tem a mesma realidade que a nossa. Acredito que, a partir desse IPT estamos no caminho certo, pois temos realidades locais de acordo com a nossa população”, afirmou Álvaro.