Encontro: Pluri e Melhor Idade

25 | 06 | 2003

A Toledo de Presidente Prudente proporcionou um encontro entre alunos da 7ª série do Centro Educacional Pluri e do Programa Toledo Aberta à Melhor Idade, na última terça-feira, dia 24 de junho.
A troca de experiência entre adultos e adolescentes esteve inserida nas disciplinas de Memória e Sociedade do grupo da Melhor Idade, e de Conhecimentos Sócio-Culturais, dos alunos do Pluri.
Ana Maria Dias Bomediano, aluna da Toledo/PP, achou interessante poder contar o que viveu. “É importante essa troca de experiências, e mais ainda, ver o respeito destes adolescentes com os idosos”. Flora Leal Filizzola, também aluna do Programa Toledo Aberta à Melhor Idade, ficou emocionada com a atividade. “Eles se mostraram interessados pelas nossas experiências de vida, saber o que pensamos, enfim, aprender com a gente”.
Os alunos do Pluri aprovaram a experiência. Guilherme de Almeida Costa achou a idéia legal. “É diferente buscar na internet os acontecimentos do passado. Pudemos ouvir e saber como eles viviam. Saber como hoje as coisas são fáceis. Antigamente comida e energia eram difíceis e caros. Não tinha, por exemplo, máquina de lavar roupas”. Elenice Kempe de Lima gostou de poder relacionar o modo de vida de hoje com o passado. “Acho importante essa troca de experiência”. Frederico Saade Floeter gostou de poder saber como as pessoas viviam no passado, onde iam, como se comportavam.
Segundo o professor de Conhecimentos Sócio-Culturais do Pluri, Fábio Henrique Campos, que desenvolve um trabalho da busca do passado com os adolescentes, a visita à Toledo/PP proporcionou aos alunos o conhecimento da história contada.