Quando o assunto é Engenharia de Produção, mais de 20 áreas de atuação podem ser citadas. Por isso, a formação é considerada uma das mais abrangentes e procuradas quando se fala nas áreas de Engenharias.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o setor agrega diversas opções de atuação nos mais diversos tipos de organizações. O que amplia o leque de possibilidades aos futuros profissionais.
FAÇA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA TOLEDO PRUDENTE
Na Toledo Prudente, o curso de Engenharia de Produção tem nota máxima de Reconhecimento no Conceito MEC – Ministério da Educação. Além disso, alunos e egressos da faculdade se destacam por meio da Certificação Black Belt, a “faixa preta” na metodologia Lean Six Sigma. O certificado é responsável por dar ao profissional a especialização teórica e prática para a Estatística Aplicada à Ciência de Melhoria. Ou seja, os formados no Centro Universitário saem prontos para o mercado de trabalho.
Com um corpo docente extremamente capacitado, os universitários adquirem diversas habilidades como: competências básicas comuns a todas as engenharias, das quais pode-se citar: cálculo, física, mecânica geral, métodos matemáticos, mecânica dos fluidos, etc.
De forma geral, diversas áreas de atuação podem ser ligadas diretamente a Engenharia de Produção. Mas para facilitar o entendimento, as possibilidades podem ser divididas em três grandes grupos, sendo:
– Planejar;
– Projetar;
– Gerenciar sistemas operacionais.
Na área de Planejamento, estão os conhecimentos voltados para as tomadas de decisões dentro de uma instituição, como:
– Pesquisa operacional;
– Desenvolvimento de padrões de qualidade;
– Planejamento administrativo;
– Gestão financeira;
– Gestão logística;
– Plano de ação para otimização de processos industriais, entre outros.
Por outro lado, quando o assunto é sobre projetar, também é importante ligar ao termo “mão na massa”. Neste grupo, estão aqueles que implementam processos que facilitam o desenvolvimento nas instituições, como:
– Melhorias em produção industrial;
– Checagem de qualidade de produto;
– Gestão de equipamentos;
-Otimização de processos e sistemas complexos;
– Revisão de programas de produção;
– Controle de produção;
– Controle de eficiência.
Já o Gerenciamento de Sistemas Operacionais, envolve os sistemas de operação de grandes indústrias. Como o Engenheiro de Produção é um profissional apto a trabalhar em diferentes áreas, como Tecnologia, por exemplo, pode se tornar responsável pelo gerenciamento geral dos sistemas desenvolvidos dentro de ambientes de trabalho específicos.
Aulas práticas? São na Toledo Prudente
O curso de Engenharia de Produção na Toledo Prudente conta com muitas atividades práticas dentro e fora da faculdade. Durante as disciplinas os alunos são desafiados nos problemas fictícios e reais de empresas.
Além disso, os estudantes têm acesso a espaços como Sala de Desenho, Laboratório de Química e Física, Maquetaria, Laboratório de Informática, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Inovação, Oficina de Metodologias Ativas e Oficina de Projetos Integradores.