10 | 11 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Depois da visita que fizeram em setembro aos ceramistas da região, os alunos do curso de Engenharia de Produção da
Toledo Prudente apresentaram trabalhos que visam melhorar a competitividade dos blocos cerâmicos no mercado e solucionar problemas do setor.
De acordo com professor da disciplina de Produção Inovadora, Tiago Grajanin de Souza (Foto 2), um grupo de aproximadamente 20 alunos passou um dia nas cerâmicas de Panorama (SP) buscando informações que lhe serviu de subsídio para os trabalhos apresentados nesta semana.
As empresas são as fabricantes de cerâmicas da região que perderam o mercado já bastante concorrido entre elas, para um gigante externo, que é a empresa de cimento, com blocos de concreto.
“Os alunos tiveram dez aulas para preparar todo o projeto e se basearam nas técnicas do Design Thinking”, afirma Grajanin.

Ainda de acordo com o professor, cinco grupos tinham como objetivo trabalhar temáticas importantes para o setor. O primeiro grupo falou sobre crédito de carbono para maior competitividade, outro grupo abordou a adaptação dos projetos do Programa Minha Casa Minha Vida para utilização dos blocos cerâmicos ao invés dos blocos de cimento, o terceiro grupo tratou sobre o isolamento térmico, uma vantagem dos blocos de cerâmica, outro grupo falou sobre a capacidade de isolamento da umidade e o último grupo pensou em como dar visibilidade ao setor através de sites, redes sociais e jornais.
Carlos Eduardo Turino, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente, afirma que a disciplina é um dos diferencias do curso. “Ela vem introduzir o caráter inovador e empreendedor que qualquer engenheiro deve possuir, é isso que as empresas precisam”. Neste semestre o foco dos alunos era soluções inovadoras para resolver um problema real da comunidade regional.
“Atuar na resolução de problemas reais, utilizando metodologias ativas, potencializa o aprendizado dos alunos”, ressalta. Ainda de acordo com Turino, muitos alunos estão satisfeitos com a abordagem prática do curso. “Eles puderam realmente se sentir engenheiros, cumprindo o objetivo que lhes foi proposto”, finaliza.