Estudante da Toledo é selecionado para intercâmbio em Portugal

26 | 11 | 2014
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
O aluno do 8º termo do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, Murilo Lorençoni Lima, 22, (Foto 1) está de malas prontas para a cidade de Coimbra, em Portugal onde fará um intercâmbio estudantil. 
 
Para o coordenador do curso de Direito, Sergio Tibiriçá Amaral, o objetivo da viagem é promover uma troca de informações entre Portugal e o Brasil, tanto no que tange ao estudo jurídico entre as duas nações, quanto no que diz respeito ao aspecto cultural.  
 
Com embarque agendado para janeiro de 2015, Murilo Lima deve permanecer por seis meses no país estudando na Universidade de Coimbra. E essa não é a primeira vez que a Toledo Prudente envia alunos para um intercâmbio em Portugal. A aluna Larissa Costa (Foto 2) já está no país há 4 meses e conta que a experiência é enriquecedora porque na universidade há possibilidade de contato com alunos do mundo inteiro. 
 
“Por meio de palestras, aulas práticas, conferências e congressos, os docentes trazem para a sala de aula, questões atuais e relevantes para o cenário jurídico mundial”, ressalta Larissa. A aluna conta ainda que há muitos brasileiros na Universidade de Coimbra, de todos os Estados, isso facilita a adaptação. 
 
“Murilo você será muito bem recebido aqui. Traga na bagagem muita força de vontade, a experiência é fantástica, mas difícil. E que venha pronto para vivenciar momentos únicos de aprendizagem, de troca, de crescimento pessoal”, finaliza Costa.
 
O intercâmbio faz parte de um programa de bolsas acadêmicas do Banco Santander e promove a interação entre estudantes de 10 países, entre eles: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Uruguai e outros. 
 
Para a Toledo Prudente, foram cedidas por meio deste programa, 5 bolsas de estudos para atender os mais de 100 alunos inscritos. O processo interno consistiu em 2 etapas: a primeira, a inscrição, e após isso, com base nas notas obtidas nas provas, a média global do aluno, ou seja, desde o primeiro ano da faculdade até o ano em que ele está matriculado.
 
Já na segunda etapa a apresentação da documentação exigida, dentro do prazo, incluindo uma relação de cinco universidades em que o aluno gostaria de estudar, bem como uma justificativa por escolher as referidas instituições e o país. Houve também nesta fase uma entrevista com os coordenadores de curso e teste de línguas estrangeiras. 
 
Murilo, que nasceu na cidade de Regente Feijó, lembra que recebeu a notícia da aprovação quando estava à caminho da faculdade. “Estava indo para a Toledo para fazer a minha última prova do semestre e a fiz em choque de tanta felicidade. Depois da prova, fiz questão de passar na secretaria para confirmar se meu nome estava mesmo na lista, e estava”, ressalta. Essa será a primeira viagem ao exterior do estudante.
 
 
A Universidade de Coimbra 
 
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a Universidade já soma mais de 700 anos de história e tradição, sendo uma das mais antigas e tradicionais Universidades do mundo, sendo fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis I.
 
Referência no estudo jurídico, ela conta com grandes nomes do Direito contemporâneo como professores titulares, sem contar que a universidade figura nos rankings internacionais como uma das melhores.
 
A Universidade de Coimbra conta ainda com uma Biblioteca do século XVIII com aproximadamente 70 mil livros em seu acervo.