Estudos na Espanha

24 | 06 | 2005

A aluna do 3º ano B da Faculdade de Direito das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, Lidiane Gonzáles Pineda, prestou um concurso e ganhou uma bolsa para realizar o curso intensivo de “Língua e Cultura Espanhola”, na Universidade de Salamanca, na Espanha. “Eu não tinha esperanças de que passaria, já que um dos requisitos era ter muito tempo de profissão e me formei em letras em 2001. Eu estava na Toledo, quando entrei na internet para ver o resultado e vi meu nome. Fiquei muito feliz, era um sonho meu, pois, acredito, que assim, vou enriquecer meu currículo e minha visão cultural do mundo e, conseqüentemente, isso retornará aos meus alunos”, discorreu ela que também é professora do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Placídio Braga Nogueira.

O curso faz parte de um projeto de cooperação entre o banco Santander Banespa e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ele terá a duração de quatro semanas, com duas aulas diárias de aperfeiçoamento em Língua Espanhola, Cultura, Prática Comunicativa, Arte Contemporânea da Espanha, Economia e Sociedade. Seiscentas pessoas prestaram o concurso, voltado a professores da rede pública estadual. Foram aprovados 30, sendo que Lidiane foi a única da região de Prudente. Todos eles vão receber uma ajuda de custo de 200 Euros.

Além de cursar Direito, Lidiane, que tem 24 anos, nasceu e mora em Santo Anastácio, formou-se em letras pela Universidade Estadual Paulista – Unesp de Assis, é professora da 5ª e 6ª série da Placídio Braga Nogueira. Mas, não para por aí, a jovem ainda tem muitos planos como, depois de se formar em Direito, pretende prestar concursos públicos e seguir a carreira de professora, na faculdade. “Direito sempre foi minha paixão e a Toledo atende muito bem, com ótimos profissionais e excelente organização o que me estimula, ainda mais, a seguir essa carreira. Agora, vou aproveitar o curso na Espanha, mas, depois de formada quero fazer mestrado e continuar na carreira de docente”, afirmou ela que é filha de Rubens Pineda Garcia e Nilda Gonzáles Pineda.

Lidiane vai para São Paulo no dia 1º de julho para uma confraternização e, no dia 2, segue para a Espanha.