Formado em Direito no ano de 2000, turma A no Provão do MEC, Daniel Coraça Júnior foi aprovado no Concurso para Delegado Federal, após disputar uma das 500 vagas com 52 mil candidatos.
Para isso, ele dedicou-se aos estudos durante o ano de 2001, em São Paulo. No mesmo ano, Daniel foi aprovado no Concurso para Oficial de Promotoria, em Iepê, cargo que assumiu em abril de 2002. Aprovado no Concurso para Delegado Federal, ele ficou em Brasília (DF) de setembro a dezembro deste ano para cursar a Academia Nacional de Polícia e será convocado, ainda neste ano, para assumir como Delegado Federal em Rondonópolis (MT).
Daniel atribui sua aprovação à boa formação recebida na Toledo/PP. “A faculdade é muito importante e isso a Toledo/PP me ofereceu. Alguns professores, para mim, foram exemplos, como João Baptista Mimesse Gonçalves (Direito Penal), Valdemir Ferreira Pavarina (Teoria Geral do Processo) e Silvio Barbato (Direito Processual Penal). Além de gostar de Direito Público, a didática excelente desses professores foi importante, assim como o apoio da minha família e da minha namorada. A experiência como Oficial de Promotoria também me ajudou muito”. Durante a faculdade, ele foi estagiário no Ministério Público com o promotor Braz Dorival Costa e do Núcleo Jurídico do Banco do Brasil.
“A aprovação no concurso de ingresso na Polícia Federal foi gratificante, pois hoje é uma instituição reconhecida pela população e com credibilidade”, disse Daniel. Para aqueles que tem como objetivo prestar algum concurso, ele deixa um recado: “Tem que estudar muito, acreditar na conquista, não ter olhos para os obstáculos que vão surgindo durante os estudos, ter ânimo e fé em Deus”.