02 | 04 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
A equipe acadêmica da Toledo Presidente Prudente participou entre os dias 14 e 15 de março da Conferência Internacional de Educação, cuja temática foi ‘Inovação Acadêmica’. O curso foi ministrado por professores da Harvard University, Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) e de universidades brasileiras.
Algumas das temáticas das palestras ministradas na Conferência foram: Inovação Acadêmica e Aprendizagem: um panorama; Estratégias e Práticas para o ensino baseado em evidências; Ensinando com Estudos de Caso; Como avaliar de forma inovadora; Ensinando habilidades de comunicação através do currículo.
Yara Pires Gonçalves, coordenadora pedagógica da Toledo, afirma que a participação na conferência propiciou a todos os participantes da Toledo uma sensibilização para as questões pedagógicas.
“Significou a possibilidade efetiva de mudanças coletivas e legítimas na direção da inovação e da qualificação de nosso ensino, tanto na abordagem curricular, como nas metodologias que propiciam uma aprendizagem ativa”, comenta Yara.
Para Clarice Yoshioka, assessora da diretoria da Toledo, o aspecto comum a todas as metodologias abordadas, é o papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Ele deixa de ser um expectador para assumir uma atitude participativa, que estimula a autoaprendizagem. Para tanto, a leitura prévia dos textos indicados pelo professor é fundamental. A partir daí, o professor atua como um orientador, norteando a construção do conhecimento por parte do aluno. Dessa forma, a escola forma pensadores, não meros executores.
Por sua vez, Neuza Gibim, psicopedagoga da Toledo, explica que o evento atingiu os objetivos propostos, porque levaram os participantes à reflexão e a análise de suas práticas educacionais.
“Difícil mencionar uma palestra, pois o conjunto, segundo minha avalição, contempla a formação de alunos competentes para resolver situações complexas que a vida profissional venha lhes apresentar para viver sua cidadania. Portanto, para mim, fica, agora, a vontade, a necessidade do aprimoramento, da busca de respostas frente aos desafios abordados em relação à implantação efetiva da inovação acadêmica na
Toledo”, ressalta.

A diretora acadêmica da Toledo, Zelly Pennacchi Machado, comenta que a participação da equipe acadêmica da faculdade faz parte da política de capacitação docente para implantação da inovação acadêmica da instituição de ensino superior.
“Há uma necessidade de mudança na forma de ensinar e estamos há alguns anos capacitando nossos docentes e equipe acadêmica para que estejam preparados para o ensino no século XXI”, frisa.
O coordenador dos cursos de pós-graduação da Toledo, Edson Freitas, comenta que o contato e as informações sobre as modernas formas de ensino e aprendizagem aplicadas em um país como os Estados Unidos foi muito proveitoso.
Fábio Bertuchi, coordenador do curso de
Gestão Financeira da
Toledo, fala que o evento foi marcado pela troca de experiências.
“O evento foi marcado pela troca de experiências, pela apresentação por parte dos palestrantes das últimas tendências em ensino e inovação acadêmica, aspectos práticos do ensino e chamar a atenção principalmente dos docentes para novas formas de promover a aprendizagem”, comenta.
O coordenador ressalta que muitas das práticas que foram apresentadas na Conferência, já são realizadas pela Toledo.
“Também podemos perceber que muitas das práticas apresentadas já eram de alguma forma realizadas aqui na Toledo Presidente Prudente, demonstrando que estamos em sintonia com evolução educacional”, finaliza.
Além da participação na Conferência Internacional de Educação, a Toledo está envolvendo os docentes visando a multiplicação da direção acadêmica, financeira e dos coordenadores dos MBAs da Toledo na V Missão Técnica no Canadá, que será realizado em maio pelo SEMESP.