Futebol de Robôs controlados por aplicativos acontecerá hoje

20 | 05 | 2016
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Vem aí: A 3ª edição do Desafios de Robôs da Toledo Prudente que trazem aos trabalhos acadêmicos, cada vez mais, tecnologia, inovação e competitividade. 
 
O evento promove o uso das novas metodologias ativas em sala de aula e tem feito com que os alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente se destaquem no desenvolvimento de aplicativos personalizados para mover robôs.
 
Ainda neste 1º semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de montar, programar e traçar suas próprias estratégias para a confecção dos robôs e dos aplicativos que os norteiam. 
 
O resultado desse trabalho, intitulado App Game – Desafio de Robôs, é realizado pela Toledo Prudente, por meio do curso de Sistemas de Informação.
 
O “App Game" consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular (Android), utilizando o software App Inventor, para controle de um robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do KIT Lego.
 
Vinicius Nascimento Morato, aluno do 1º termo de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário está super animado. Ele explica que juntamente com seu grupo, realizou todas as fases de criação, testes e adequação do projeto e que agora quer ver o robô de seu grupo ‘brilhar’.
 
Ele diz que o grupo ficou tão satisfeito com o resultado dos trabalhos, que após o App Game, já planejam dar sequência no projeto por meio da inscrição do grupo no Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC), que acontecerá em setembro e avaliará diversas produções.
 
Competição – Após a finalização da confecção dos itens tecnológicos, as turmas promoverão a competição, que será em forma de futebol de robôs e acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, na ETEC Arruda Mello, em Presidente Prudente.
 
A entrada da comunidade interessada é gratuita.
 
Desenvolvimento – Eli Candido Junior, professor da disciplina de Introdução à Computação e coordenador do App Game, ressalta que o objetivo do projeto é aplicar os conceitos básicos de lógica computacional, matemática e desenvolvimento de algoritmos em forma de futebol de robôs.
 
Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Mário Andreta Carvalho, a aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo e é estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo passivamente. “É, portanto, um método de ensino focado no aluno”, diz.
 
O Jogo – O App Game está em sua 3ª edição neste ano de 2016 e consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular com o sistema operacional Android para controlar o robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do kit lego.
 
O objetivo do App Game é fazer com que o robô cumpra sua missão no menor tempo possível.
 
Venha torcer conosco!