Grupo de higiene pessoal apresentou deflação de 7,69%, segundo IPT

11 | 12 | 2023
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

O
valor da cesta básica voltou a cair, em Presidente Prudente. Segundo o IPT (Índice
de Preços Toledo) em relação ao resultado da primeira quinzena do mês anterior,
o consumidor que gastava R$ 948,45 para comprar a cesta básica do IPT, hoje
gasta em média, R$ 941,01.

 

Em
um mês, notou-se a deflação de 0,78% no valor total da cesta. Ainda segundo a pesquisa,
o grupo que mais apresentou decréscimo, de 7,69%,  foi o de higiene pessoal
. Nele, destaca-se o desodorante spray (90-100ml) com redução de 17,42% e
o papel higiênico (4 unidades/30m/folha simples) com decréscimo de 16,02%.


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Seguindo
a tendência de baixa, o “grupo de artigos de limpeza” apresentou uma deflação
de 5,00%, com destaque para o sabão em barra (5 unidades) que teve queda de
17,46% e a água sanitária (1l) com uma baixa de 9,35%.

 

Em
contrapartida e, por fim, o “grupo de alimentos” apresentou uma inflação de
0,37%, onde a batata (kg) teve acréscimo de 13,27% e o queijo muçarela
(fatiado/kg) com alta de 12,98%.

 

Devido
às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos,
alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais
pesquisados, como o creme dental (90g) que variou entre R$ 1,70 e R$ 4,98,
resultando numa diferença de 192,94% e o desinfetante (fragrância pinho/500ml),
que foi de R$ 2,39 à R$ 6,59, com uma diferença de 175,73%.

 

A
concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de
economizar até 47%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior
preço, ele gastaria R$ 418,92. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço,
o total gasto seria de R$ 284,47, economizando assim, R$134,45.

 

A
pesquisa teve a participação de 03 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do
Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram
orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victória Gonçalves
Trevizan.

 

Sobre
o IPT    

O
Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação
local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em
2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na
primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês
anterior.

  

Seguindo
a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena
do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos
ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes
estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades
oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior
frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena
do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

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