Inclusão Digital forma 1ª turma

09 | 12 | 2005

Na tarde do dia 7 de dezembro, foram entregues os certificados do curso de informática ministrado pelos alunos da Toledo por meio do projeto de extensão “Inclusão Digital – Toledo, Informática e Comunidade”, aos participantes da parceria que a faculdade tem com a Sociedade São Vicente de Paulo.

“Esse é um projeto que atende às crianças que não têm condições financeiras de pagar algum curso e, o que facilita é que as salas de informática são divididas em bairros e atendem apenas às crianças moradoras desses bairros, auxiliando na locomoção. Ele tem contribuído muito no desenvolvimento dessas crianças tanto no nível psicológico quanto didático, além do que acaba preparando-as para a vida profissional”, explicou a assistente social dos Vicentinos, Alexandra Maria dos Santos.

A entrega ocorreu na Sede do Conselho dos Vicentinos e cerca de 200 crianças receberam o certificado. Desse total, 11 tiveram as aulas ministradas por quatro alunos da Toledo. “Essas aulas vão ajudar muito no meu futuro, aprendi vários programas e por isso, quero continuar fazendo o curso”, afirmou Willian Ferreira da Silva de 18 anos.

A duração do curso foi de um ano e as aulas ocorriam uma vez por semana, na sala de informática dos Vicentinos, localizada na Vila Furquim. Eles puderam aprender o Windwos, o Word, o Excel e o Powerpoint.

Além da São Vicente, a Toledo também tem parceria com Fraternidade São Damião, onde atende as crianças do jardim São Gabriel com o mesmo projeto. Esse é o primeiro ano do projeto que continuará no ano que vem.
“A Toledo faz parte desse projeto social para se aproximar da comunidade, podendo identificar suas dificuldades e auxiliá-la. Isso é muito bom para o aluno da Toledo, pois com essa proximidade ele poderá ter uma visão mais humanística da realidade”, afirmou a coordenadora de extensão da Toledo, Carolina Martins Fernandes.