Iniciação Científica: 1ª noite

30 | 08 | 2006

Na noite do dia 29 de agosto, teve seqüência o I Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária.

A primeira atividade da noite foi o ciclo de palestras iniciado pelo consultor de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/SP José Carmo Vieira de Oliveira ministrou uma palestra com o tema “Como eles compram”.

“Minha intenção foi de bater um papo com os estudantes e os profissionais presentes sobre como as pessoas (homens, mulheres, crianças e idosos) compram, destacando as principais diferenças entre eles. Também falei sobre como os empresários devem observar para poderem agir em função dessas diferenças, sabendo qual estratégia usar em cada etapa”, afirmou José Carmo.

Outro ponto que o palestrante destacou é que hoje, o que primeiro deve ser conquistado é a mente das pessoas. “A tendência é conquistar o consumidor por meio de sua mente, ou seja, todos os dias as pessoas recebem inúmeros impactos de propagandas, mas quem faz a escolha desse produto é a mente, por isso temos que fazer com que aquilo que estamos querendo vender fique gravado na mente do consumidor: são os produtos Top of Mind”, explicou ele que apontou dados que hoje, 77% das decisões de compras ocorrem dentro das lojas pelo impulso, por isso, os comerciantes devem estimular a venda por meio de promoções, ambiente agradável, climatização e atendimento.

Depois dessa palestra foi a vez do professor/mestre da Toledo/PP Sandro Marcos Godoy ministrar a palestra “O princípio da igualdade estabelecida pela Constituição Federal e as normas de proteção à mulher”.

“Trabalhei a questão do princípio da igualdade com base na Constituição Federal que trata da isonomia de homens e mulheres. Em seu artigo 5º a Constituição estabelece a igualdade de homens e mulheres, porém, isto nada mais é que uma igualdade legal, pois na realidade eles são diferentes e é aí que surge a necessidade de tratativas legais diferenciadas. Assim, levadas em consideração diferenças biológicas, psicológicas e até sociais, existem normas voltadas à proteção da mulher e não para discriminá-la, mas sim para conceder-lhe a verdadeira igualdade com o sexo oposto”, discorreu o professor que ainda destacou que nos dias de hoje é muito importante tratar desse assunto.

“A mulher está inserida num contexto social de forma muito mais representativa do que tempos atrás, tanto é verdade que foi sancionada no último dia 7 de agosto a Lei 11340/06 que trata especialmente de coibir e proteger a violência doméstica e familiar contra a mulher, assim nada mais oportuno do que discutirmos sobre esse assunto”, conclui Sérgio.

Após sua palestra, tiveram início as apresentações dos artigos. Ao todo, 70 trabalhos foram apresentados na noite do dia 29. Entre os apresentadores muitos vieram de fora, não só de outras universidades como também de outras cidades, como é o caso do estudante do 2º ano de Direito da Universidade Estadual do Paraná, Luís Otávio Vicenzi Agostinho que veio de Jacarezinho – PR.

“O fato de você poder desenvolver uma pesquisa e apresentá-la faz com que se consiga um progresso na área profissional. Esta foi a primeira vez que participei de um evento como este e achei muito bom já que tive contato com novas tendências em diversas áreas”, disse ele que apresentou o artigo Máscaras da Exclusão: os direitos fundamentais na era da globalização

A aluna do 3º ano de Serviço Social, Lúcia Miranda dos Santos apresentou pela terceira vez e aproveita para enfatizar a importância desse tipo de atividade. “Quando participamos de eventos assim, temos que pesquisar mais do que no dia-a-dia e isso fortalece muito nosso lado profissional, trabalha nosso lado crítico com as discussões e nos ajuda a falar em público. Acho super importante essa participação e pretendo continuar”, falou ela que junto a outra aluna Marcela Coladello Ferro apresentou o artigo O trabalho do assistente social como educador no desenvolvimento dos assentamentos rurais.

Para os ouvintes esta também é uma experiência muito importante. “Pretendo assistir vários trabalhos e se eu gostar ano que vem quero participar novamente, porém como expositor”, afirmou o aluno do 1º ano de Ciências Contábeis da Toledo/PP, João Paulo da Silva.