Iniciação Científica: 1º dia

30 | 08 | 2006

Atendendo às diretrizes de pesquisa adotadas pelas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, sob o tema central “Relações Sociais Contemporâneas”, como linha de pesquisa “Estado, Sociedade e Desenvolvimento” e como eixos temáticos “Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, “Relações Empresariais” e “Questões Sócio-Jurídicas” teve início na manhã do dia 29 de agosto, o II Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Extensão Universitária da Toledo.

O evento que vai até o dia 30 de agosto, teve este ano, 602 pessoas inscritas entre apresentadores de trabalhos e ouvintes. A abertura do mesmo foi feita pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo – NEPE, Cláudio José Palma Sanchez que agradeceu a presença de todos em especial do palestrante, o economista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, Paulo Renato de Souza, ex-ministro da Educação.

Logo após a abertura o ex-ministro, iniciando o ciclo de palestras, falou sobre “A importância da pesquisa para o Ensino Superior no Brasil”. “Falar de Iniciação Científica no Ensino Superior obriga-nos a falar o que deve ser este ensino na época em que vivemos, a do conhecimento. Há 25 anos tudo mudava, mas não como hoje, em que a cada 5 ou 10 anos temos uma renovação completa do conhecimento. A maneira como nós nos organizamos em sociedade também mudou e isso tem total influência no sistema educacional. Até 25 anos atrás podíamos pensar que com o Ensino Superior as pessoas poderiam viver o resto da vida com aquilo que sabiam, já hoje isso não é possível porque o conhecimento evolui muito rápido e as pessoas para viverem em sociedade devem estar permanentemente aprendendo”, afirmou o economista e educador.

Um dos pontos de destaque em sua palestra foi quando disse que o Ensino Superior deve se preocupar em atender todas as demandas, não ficando restrito aos jovens de 17 e 18 anos que, conseqüentemente, vão ingressar em uma faculdade. “Temos que atender à necessidade da educação permanente e, por isso, buscar oferecer um ensino diversificado para os jovens e para os adultos que não podem parar seus trabalhos para poderem estudar. Aqui entram os cursos tecnólogos de 2 a 3 anos e o Ensino à Distância”.

Quanto ao incentivo à Iniciação Científica Paulo Renato acredita ser fator de destaque dentro de uma instituição. “A Iniciação Científica é um dos setores fundamentais do Ensino Superior, pois por meio dela os alunos podem desenvolver o método de pesquisa que concebe experiência prática e pensamento teórico. Temos que mostrar ao jovem a idéia de vincular o que se quer e o método utilizado para conseguir demonstrar essa idéia. Não podemos deixar de desenvolver no jovem a vontade pela experimentação e a comprovação das hipóteses”.
Ao final de sua palestra o público pôde fazer algumas perguntas (Confira matéria completa com o ex-ministro no próximo Toledo News).

Logo depois, Cláudio Sanches fez o relançamento da Revista Eletrônica da Toledo Intertem@s que é uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente-SP, com o propósito de servir ao debate acadêmico e institucional sobre a pesquisa e produção científica por meio eletrônico.

A Revista Intertem@as apresenta coletânea de trabalhos científicos produzidos a partir de 1991. Os trabalhos em questão foram estruturados em edições, tendo como referência as datas de elaboração. Por meio da mídia eletrônica, a revista pretende divulgar a produção acadêmica e científica da Toledo/PP, bem como as colaborações que forem enviadas por pesquisadores e profissionais de outras instituições de ensino.

Tem como finalidade, ainda, divulgar os estudos e as pesquisas desenvolvidas no âmbito das atividades de pesquisa da graduação e pós-graduação, possibilitando uma real integração entre a comunidade acadêmica e a busca de informações por meio eletrônico, contribuindo para o avanço da ciência brasileira e para o desenvolvimento regional e nacional. A Revista Eletrônica terá periodicidade semestral.

Na seqüência, os alunos seguiram para as salas para as apresentações dos trabalhos. No período da manhã, foram expostos 23 trabalhos, todos na área jurídica. Entre os apresentadores de trabalhos, há os que estão participando pela primeira vez e os que já participaram.

“Foi a primeira vez que participei de um evento como este e posso dizer que gostei muito. Estava um pouco nervoso, mas foi tudo tranqüilo. Já estou me formando mas pretendo continuar participando desse tipo de encontro já que nos desperta para a área docente”, disse o aluno do 5º A de Direito, Renato Luiz da Silva que apresentou o artigo A evolução da arbitragem no Brasil, orientado pela professora Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes.

“Eu já tinha participado no ano passado aqui na Toledo e também em eventos de outras faculdades. Acho muito importante, pois tem toda uma preparação que vai além do que aprendemos na faculdade. Sei que isso será muito importante para minha formação profissional, pois está despertando meu interesse para a pesquisa e me ajudando a me expor em público, ponto fundamental para um advogado”, salientou a aluna do 5º ano C de Direito, Tatiana Ramires Esper que apresentou o artigo A proteção da propriedade intelectual e o desenvolvimento socialsob orientação do professor Gelson Amaro de Souza.

A aluna do 1º ano de Direito, Mariana Sato participou como ouvinte, mas disse que no ano que vem com certeza estará apresentando trabalho. “Não quis apresentar este ano, pois nunca havia participado de um evento como este, então precisava primeiro conhecê-lo. Gostei muito, pois além de ter acesso a diferentes pontos de vista é uma oportunidade de conhecer mais pessoas. Para o ano que vem vou apresentar um trabalho de forma que é um momento de colocar nosso ponto de vista”.

O evento segue no dia 29 e dia 30 de agosto.