Inscrições para Melhor Idade

09 | 02 | 2006

As Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente abre as inscrições para os interessados em participarem do projeto de extensão Toledo Aberta à Melhor Idade. Podem se inscrever homens e mulheres acima dos 45 anos. As aulas terão início no dia 1º de março. “O objetivo deste projeto é contribuir para a integração social destas pessoas, por meio de oportunidades educacionais nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, que lhes permitam a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades. E não é preciso ter cursado faculdade, basta estar alfabetizado”, explicou a coordenadora do projeto, Maria Ângela de Souza Maltempi.

Para 2006, o projeto, que teve início em 2003, passou por algumas modificações. A primeira é que agora existe uma turma voltada apenas para os homens; a segunda é que o curso agora é dividido em duas etapas, ou seja, o curso regular e o extra-curricular. O regular funciona da seguinte maneira: o aluno terá que pagar R$ 80 reais mensais de março a junho e terá aulas às terças e quintas-feiras de Taichi-Chuan, Relações Interpessoais, Atualidades, Espanhol e Dança.

Já no extra-curricular, as aulas vão ocorrer às quartas-feiras e os interessados em alguns dos cursos oferecidos pagarão R$ 10 nos meses de março, abril, maio e junho, para a aula de Dança e R$ 20 para a de Informática, de Artes e de Qualidade de Vida da Mulher. Lembrando que é permitido participar dos dois modelos de cursos ou optar por algum deles. E os preços são mensais.

A coordenadora do projeto avaliou a turma de 2005 e acredita que muito foi acrescentado em suas vidas. “A observação da convivência dos participantes comprova que, por intermédio de atividades, eles têm acrescentado qualidade em suas vidas, nos aspectos bio-psico-sociais, desenvolvendo atitudes preventivas em relação às deficiências físicas, melhora gradual da capacidade de mobilidade, elevação da auto-estima, melhoria nos relacionamentos intergeracionais e ainda a ampliação da participação social. As famílias estão mais felizes”, contou.

O currículo escolar da Toledo Aberta à Melhor Idade está fundamentado em pressupostos gerontológicos, sócio-políticos e teóricos-metodológicos que formam um currículo integrativo, organizado em módulos semestrais, que abrangem disciplinas regulares (mini cursos) e oficinas optativas, estabelecidas a partir dos objetivos propostos pelas áreas curriculares selecionadas.

Primeiro semestre – representa a introdução do aluno participante no espaço universitário, prioriza a atualização cultural, a interação grupal, a reorganização da identidade pessoal e a elaboração de um novo projeto de vida.

Segundo semestre – é o momento de fincar bandeira e expandir para a efetivação de integração com outras faculdades e ou departamentos. Neste semestre, desenvolve-se o aprofundamento dos conteúdos programáticos, ocorre a seleção de núcleos temáticos construídos com os alunos por meio da avaliação. Formam-se NÚCLEOS DE ESTUDOS INTERGERACIONAIS.

Terceiro Semestre: Numa perspectiva de aprofundamento de conhecimentos e com base na avaliação dos participantes, neste semestre, ocorre o aprofundamento e/ou criação de cursos intensivos com carga horária maior, bem como o aperfeiçoamento nas atividades interdepartamentais e comunitárias com possibilidades de prestação de serviços à comunidade.

Com base nas experiências de outros programas desta natureza, podemos prever que as ações são inesgotáveis. Novos cursos, novos semestres deverão acontecer, sempre considerando o perfil e experiências vivenciadas por todos elementos participantes deste projeto.

Inscrições

Nas dependências das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, Praça Raul Furquim, 09 – Vila Furquim – Presidente Prudente / SP. Mais informações pelo 3901-4000.

Documentos para matrícula:

– Cópia do RG
– Cópia do CIC
– 02 fotos 3×4
– Ficha de Inscrição e Contrato de Prestação de Serviços preenchidos.

Investimento Semestral

4 parcelas de R$ 80,00, mais o pagamento dos mini cursos. Que variam entre R$ 10,00 e R$20) por curso.