Inscrições: Projeto de Extensão

04 | 10 | 2005

Estão abertas até o dia 7 de outubro, as inscrições para o projeto de extensão “Consumidor Consciente”, vinculado ao programa Toledo Comunidade. Podem participar alunos dos 2º anos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis que possuem conhecimentos em Matemática Financeira e na utilização da calculadora financeira HP-12C. As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários das 8h às 12h, das 13h às 17h30 e das 18h às 22h.

Estão disponíveis 30 vagas e a carga horária será de 10 horas válidas como atividade complementar. Mas, só terão direito a carga horária os alunos que participarem de todas as etapas do trabalho, conforme cronograma abaixo.

· 10 de outubro – 20h30 – reunião com o professor – sala 65
· 10 a 21 de outubro – Pesquisa de campo
· 22 de outubro – 8h às 12h – Atendimento ao Consumidor no Calçadão de Prudente
· 31 de outubro – 18h – Apresentação do Trabalho – sala a definir

O projeto tem como objetivo capacitar e orientar os alunos da graduação a resolverem e esclarecerem problemas práticos, sobre compras a prazo, taxa de juros, investimentos, orçamento familiar, junto à instituições financeiras, estabelecimentos comerciais de nossa cidade e à comunidade. Relacionar-se com a comunidade orientando-a em situações reais e possibilitando a identificação das principais dúvidas sobre área financeira doméstica.
Ele será desenvolvido em duas etapas. Primeiramente os alunos participantes formarão grupos e farão uma pesquisa de campo em alguns bancos e estabelecimentos comerciais de nossa cidade, a fim de verificarem como é que são calculados taxas de juros do cheque especial, financiamento, no caso dos bancos e quanto a formação das prestações, taxas de juros no caso dos estabelecimentos comerciais.

Num segundo momento, será montado um posto de atendimento no centro comercial da cidade, onde os alunos estarão à disposição da comunidade para esclarecerem problemas voltados à área de finanças. Os principais pontos a serem abordados serão:

· Compras a prazo
· Taxa de Juros
· Investimentos
· Orçamento familiar

Finalmente os alunos farão uma apresentação sobre as pesquisas realizadas, apresentando os pontos em comum e os que se diferem entre as instituições pesquisadas.

A comunidade, de forma geral, pode ser prejudicada ao adquirir produtos no comércio por não ter conhecimento sobre as melhores opções para se fazer uma compra ou investir capital, ocasionando problemas no orçamento da família. Portanto o Projeto Consumidor Consciente, realizado no calçadão da cidade de Presidente Prudente, tem o propósito de esclarecer e orientar a comunidade sobre as vantagens e desvantagens da compra à vista ou a prazo, as taxas de juros praticadas no comércio e bancos da cidade e como melhor controlar o orçamento familiar. Por outro lado, esta atividade permite que os alunos interajam com a comunidade, auxiliando-a em situações reais e tendo, desta forma, um melhor aproveitamento do conteúdo ministrado em sala de aula.

A coordenação do projeto é do professor Júlio César Barrios, docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Toledo nas disciplinas de Matemática Básica e Matemática Financeira e docente do Ensino Médio e Cursinhos Pré-Vestibular. A organização é da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente.