Após pesquisa realizada em sete supermercados da cidade de Presidente Prudente, o IPT (Índice de Preços Toledo) identificou uma inflação de 4,95% em relação ao resultado da primeira quinzena de janeiro de 2024.
Com este aumento, o consumidor que gastava R$ 966,05 para comprar a cesta básica do IPT, passa a gastar, em média, R$ 1.013,91.
O grupo de “Alimentos” apresentou uma inflação de 6,00%, destacando-se o Tomate (Kg) com acréscimo de 26,77%, a Cebola (Kg) com aumento de 20,96% e o Feijão Carioquinha (1 Kg) com alta de 20,67% no preço.
Seguindo a tendência de alta, o grupo de “higiene pessoal” apresentou uma inflação de 3,05%, com destaque para o Papel higiênico (4 unid. 30m) (folha simples) que teve aumento de 13,03% e o Creme dental (90 g) com alta de 7,74%.
Em contrapartida, o grupo de “Artigos de limpeza” apresentou uma deflação de 4,91%, onde a Desinfetante fragrância pinho (500ml) teve queda de 11,86% e o Sabão em barra (5 unidades) teve diminuição de 6,58%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como 0 Sabão em pó (800g) que variou entre R$3,79 e R$ 16,29, resultando numa diferença de 330% e o Absorvente aderente (8 unid.) que foi de R$ 1,89 à R$ 5,49, com uma diferença de 190,48%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49,78%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 454,51. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 303,44, economizando assim, R$151,07.
A pesquisa teve a participação de 02 alunas da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo e Rayssa Bastos Ramos. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.
Sobre o IPT
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.