IPT apronta deflação de 4,82% na cesta básica

12 | 04 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

Em pesquisa aplicada em 07 supermercados de Presidente Prudente, no dia 10 de abril, o IPT (Índice de Preços Toledo) notou uma deflação de 4,82% em relação ao resultado da primeira quinzena do mês anterior, ou seja, de março.


Sendo assim, o consumidor que gastava R$ 1.013,91 para comprar a cesta básica do IPT, hoje, gasta em média, R$ 965,03.


O grupo de higiene pessoal apresentou uma deflação de 5,46%, com destaque ao sabonete (85-90g) que teve uma queda de 15,50% e o desodorante spray (90-100ml) com diminuição de 15,50%.


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Seguindo a tendência de queda, o grupo dos alimentos apresentou uma deflação de 4,96%, com destaque para a batata (kg), que teve uma diminuição de 28,35% e o Arroz tipo1 (5kg) com queda de 13,33%.


Por fim, o grupo de artigos de limpeza também apresentou uma deflação de 2,04%, onde o Desinfetante (fragrância pinho) (500ml) teve uma queda de 13,85% e o detergente líquido (500ml) com diminuição de 9,27%.


Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados. É o caso do absorvente aderente (8 unidades) que variou entre R$1,69 e R$ 6,95, resultando numa diferença de 311,24% e o creme dental (90g), que foi de R$ 1,65 à R$5,95, com uma diferença de 260,61%.


A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61,03%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 468,57. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 290,99 economizando assim, R$177,58.


A pesquisa teve a participação de 05 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos, Camila de Souza Prado, Gabriel Menocci Losco e Letícia Costa Machado. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.


Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.



Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

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