IV Simpósio supera expectativas

19 | 05 | 2005

Casa lotada todos os dias. Foi assim que ficou o Salão Nobre da Toledo, entre os dias 16, 17 e 18 de maio, durante o IV Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Toledo. Uma média de 300 a 350 pessoas por dia assistiram às palestras ministradas pelos professores do Centro de Pós-graduação da Toledo, Seiji Uchida que discorreu sobre Recursos Humanos, José Milton Dallari que falou sobre a economia e o desenvolvimento regional e Adelino Bernardes Neto que encerrou o evento debatendo sobre controladoria e gerenciamento financeiro. “O Simpósio é de extrema importância na vida das pessoas, em especial dos alunos que necessitam ter uma visão do que ocorre lá fora, conhecendo assim, novas formas de cultura”, comentou o palestrante Adelino Bernardes.
O tema geral do simpósio foi “Empreendedorismo”, e agradou os participantes. “Tudo foi ótimo, os assuntos muito bem focados e nada cansativos, acredito que o melhor ano desde que acompanho o Simpósio”, afirmou a aluna do 2º ano C de Administração, Carla Carvalho Matins. O contador e ex-aluno de Ciências Contábeis da Toledo, José Carlos Ribeiro da Costa disse que durante a faculdade e desde quando saiu frequenta todos os simpósios. “Acho importantíssimo acompanhar este trabalho, pois assim, temos uma melhor noção de como anda a economia nos dias de hoje e como será o futuro”, explicou.

A realização do evento foi da Empresa Júnior Toledo, do Diretório Acadêmico Visconde de Mauá e das comissões de formaturas dos 4ºs anos de Administração, 4º de Contábeis e 3º ano de Economia, com o apoio das Faculdades Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo”. “O evento foi muito bom, os palestrantes conseguiram atrair o público com temas bem relevantes que propuseram muito conhecimento e aquisição de alguns mecanismos de empeendedorismo que eles ainda não tinham se atentado”, discorreu a supervisora de prática profissional da Empresa Júnior Toledo, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Paralelamente às palestras, aconteceu uma competição chamada “jogos de empresas” entre oito equipes formadas por alunos dos dois últimos anos dos cursos de Administração, Contábeis e Economia. O vencedor foi a equipe 4. Essa competição simulou, por meio de software específico, a gestão de empresas que concorrem entre si num mesmo mercado. Todos os competidores receberam certificados e os campeões troféus.