Jornada é sucesso de público

29 | 03 | 2004

Sucesso de público, a Jornada de Cinema do último dia 20 de março exibiu o filme “A Casa dos Espíritos” e teve como debatedores os professores Andrea Pennacchi Marcondes (História – Toledo/PP), Sérgio Tibiriçá do Amaral (Direito – Toledo/PP), Fábio Camargo Bandeira Vilela (Psicologia – Unesp/PP) e o chileno Angel Fidel Vilche Pena (Física e Eletrônica – Unesp/PP).
Com Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder, Antonio Banderas, Vanessa Redgrave, Maria Conchita Alonso, Armin Mueller-Stahl, Jan Nicklas e Sarita Choudhury no elenco e dirigido por Billie August, o filme conta a história do Chile da década de 20 aos anos 70.
Segundo Joseane Sevilha Ocanha, aluna do 2º ano de Serviço Social, dentre os vários aspectos abordados no debate o que mais lhe chamou a atenção foi “a ponte feita pelo professor Angel, que nos ajudou a sair da ilusão do filme e percebermos que a maioria dos acontecimentos fizeram, realmente, parte da história do Chile”.

“Eu aprendi que devemos saber respeitar o outro, ouvir o que as pessoas têm a nos falar, dar valor à família e que o dinheiro não é tudo. Quando você tem o poder deve saber se controlar, não pensar que é o dono do mundo e que tudo pode”, comentou Sinderlei Domingos de Faria, aluno do 4° ano de Ciências Contábeis.
“Achei ótima essa atividade, pois além de nos proporcionar um maior conhecimento sobre o assunto também nos possibilita ajudar programas dirigidos aos carentes”, disse Fábio Yudi Orikassa, aluno do 3° B de Direito, sobre o fato da entrada para a Jornada de Cinema ser a arrecadação de alimentos não perecíveis, que são destinados aos alunos do Projeto Degraus.
As jornadas têm como objetivo capacitar discentes para a discussão de temas pertinentes às áreas de ensino por meio do cinema, ampliando sua capacidade crítica de forma a relacionar a teoria acadêmica com a situação prática apresentada no filme.