Mais um dia de doação de sangue

07 | 02 | 2006

Devido à grande procura por parte dos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral, a Toledo/PP vai colaborar mais uma vez com o Instituto RH de Presidente Prudente, promovendo mais um dia de coleta de sangue. Será na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, na Sala 50 da faculdade. A Toledo já havia feito a coleta em decorrência de seu Trote Solidário, realizado no dia 2 de fevereiro, mas não deu tempo de atender todos os interessados.

A doação vai começar por volta das 18h30. Para doar sangue é necessário ter boa saúde, ter idade entre 18 e 60 anos, ter peso superior a 50 quilos, portar documento de identidade e passar por uma entrevista totalmente confidencial.

Quem tiver piercings e tatuagens, deve esperar pelo menos um ano para doar. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional ou que estiverem menstruadas, desde que o fluxo não esteja muito intenso, podem doar.

Não doe se você já teve ou tem Hepatite, Hanseníase, Doença de Chagas, Malária, AIDS, Diabetes; se já fez ou faz uso de drogas, injetáveis ou não; se estiver gripado, grávida, amamentando ou fazendo algum tratamento à base de antibióticos, anti-inflamatórios, corticóides, etc. Também não pode doar se tiver sido submetido a cirurgia a menos de seis meses e ter sido vacinado a menos de 21 dias. Não pode também ter tido relações homossexuais e bissexuais e relações sexuais com desconhecido.

Lembre-se:

Você não contrai nenhuma doença;
O material usado na coleta é totalmente descartável;
Não há necessidade de jejum;
Evite alimentos gordurosos antes da doação. Se ingeriu alimentos pesados, aguardar quatro horas;
Pode-se doar a cada 60 dias o homem e a mulher a cada 90 dias;
Doar sangue não engorda e não vicia;
Doar não afina nem engrossa o sangue;