Marketing e Logística são discutidos

07 | 05 | 2007
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

O professor de Pós-Graduação na área de negócios, Manoel Fernandes Silva Souza, também participou do programa de palestras de integração entre a Graduação e a Pós-Graduação da Toledo/PP. Sua palestra ocorreu no dia 4 de maio e ele abordou A importâncihttps://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/05/manoelfernandessite2007capa.gifa do marketing para a logística.


 


Em sua palestra, ele se preocupou em mostrar a interligação entre o marketing e a logística, ou seja, trazer as variáveis de mercado para o projeto de um sistema logístico de qualquer organização.


 


“Dentro desse assunto, procurei passar para as pessoas que nessa interligação deve-se avaliar como as empresas recebem as informações de mercado e atuam no seu sistema logístico no sentido de melhorá-lo”, explicou ele que, em seguida, passou alguns exemplos de situação logística em que se obteve redução de custos e vantagem competitiva para as organizações. Nestes exemplos destacou algumas tecnologias utilizadas para a implantação do sistema logístico que são ECR, EDI, Catia, Flow, entre outras.


 


De acordo com o palestrante, o marketing é que fornece as variáveis de mercado, ou seja, o mix de marketing é que atua na logística de uma empresa, especificamente no P de Ponto de Vendas, elemento do marketing que trata da distribuição e disponibilização do produto ao consumidor.


 


“Tenho dito hoje que para se ter resultados em suas organizações é necessário conhecer as variáveis de mercado e como elas interferem em seu negócio, por isso, acho extremamente importante que os estudantes tenham, ainda na graduação, acesso a este tipo de conteúdo para que já possam se situar dentro do mercado”, salientou Manoel.


 


Manoel é mestre em Administração de Empresas e atua como Diretor Comercial em Metalúrgica de Médio Porte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia empresarial, concentrando-se principalmente nos seguintes temas: marketing e vendas, qualidade, retenção de clientes, projeto, flexibilidade e rastreabilidade.


 


A próxima palestra na área de negócios vai ocorrer no dia 11 de maio, às 17h30. O tema será “Marketing no dia-a-dia” e quem vai ministrá-la é o professor doutor, Daniel dos Santos Galindo.


 


Serviço – Mais informações e inscrições neste site no link da página principal Palestras de Integração.