16 | 01 | 2015
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário realizou nos dias 13 e 14 de Janeiro de 2015 a pesquisa de preços de Material Escolar em Seis estabelecimentos de Presidente Prudente.
A pesquisa foi dividida em cinco grupos: Lápis/Canetas; Réguas; Cadernos; Cartolinas/Papéis e Diversos.
Em relação ao ano anterior, foi constatado um aumento de preços médio de 5%.

O grupo de Réguas apresentou a maior alta, com uma variação de 13% em relação ao ano anterior. O item com maior aumento de preço foi o Transferidor 180 graus com 21,8%, sendo encontrado na pesquisa de 2014 pelo preço médio de R$ 2,62 e neste ano pelo preço médio de R$ 3,19.
Seguindo a tendência de alta nos preços, o grupo de Cadernos teve alta de 5,10% e o grupo de Lápis/Canetas teve aumento de 1,1%. Já o grupo de Cartolina/Papéis teve queda de 1,3%.
Para fazer-se economia, mesmo com a alta dos produtos da lista escolar, o consumidor deve optar por produtos que não estejam ligados a “personagens da moda” e ficar atento às variações de preço entre os estabelecimentos. Analisando item por item, encontram-se grandes diferenças entre o maior e o menor preço praticado, também como ferramenta para economizar, conhecer as formas de pagamento e os descontos de cada estabelecimento pode ajudar a poupar ou facilitar a administração do orçamento familiar. Pesquisar e negociar são a melhor solução.
A pesquisa teve a participação dos alunos Toledo Prudente: Bruno Fazioni Bocal, Fabiana Vernilo de Lima, Gabriel Camargo de Souza, Jefferson Mateus Freitas, Juliana Josiely Gonçalves Rodrigues e Stephanie Pereira de Carvalho sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.