MEC destaca atuação da Toledo/PP

05 | 05 | 2004

Avaliadores do MEC consideram a faculdade como uma instituição importante no crescimento sócio-econômico da região

“A Comissão de Avaliação considera a Instituição de Ensino Superior – IES uma importante instituição, capaz de contribuir sobremaneira para o processo de desenvolvimento da região oeste do Estado de São Paulo, considerando não só a sua localização, mas também sua influência no crescimento sócio-econômico da região conhecida como Alta Sorocabana”, concluíram os examinadores do Ministério da Educação – MEC, Mauro de Souza Henriques e Marco Antônio Lins dos Santos Beserra, que avaliaram o curso de Administração da Toledo/PP.
Com o Conceito Muito Bom – nota máxima atribuída pelo MEC, na Organização Didático-Pedagógica e Instalações, e Conceito Bom no Corpo Docente, os avaliadores concluíram, em entrevistas com docentes, discentes e funcionários, que o curso de Administração vem passando por um processo de melhoria contínua, “atualizando-se em relação às demandas regionais e impondo-se como formador não só de profissionais, mas de cidadãos aptos a contribuir para a melhoria da sociedade”.
A ouvidoria e o estágio chamaram a atenção dos avaliadores Mauro e Marco Antônio. “Ficou evidenciado também uma significativa atenção aos discentes, representada pela criação e implementação de uma ouvidoria composta por discentes das diversas séries que se reúnem com a Coordenação para apresentarem as demandas que surgem quanto aos aspectos acadêmicos”, enfatizaram no relatório. Quanto ao estágio, eles disseram “a IES dedica uma significativa atenção à disciplina de estágio supervisionado, mantendo com isso uma estreita relação com a comunidade empresarial da região, representada pelos diversos convênios e contratos de estágio assinados”.
A importância do trabalho do fundador da faculdade ficou claro quando eles relataram tratar-se “de uma Instituição originária do espírito empreendedor e da capacidade educadora do Professor Antônio Eufrásio de Toledo, que dedicou significativa parcela de sua vida à interiorização do ensino superior”.
“Tenho certeza de que, se aqui estivesse, o Dr. Antônio Eufrásio de Toledo teria orgulho do trabalho que vem sendo realizado. Na condição de seus sucessores em Presidente Prudente, seguimos a filosofia implantada por ele e a transmitimos a todos os nossos colaboradores no cumprimento da missão das Faculdades: formar bons e competentes profissionais, conscientes de seu papel de cidadãos, acima de tudo”, disse o diretor geral da Toledo/PP, Milton Pennacchi, sobre avaliação do MEC.
“Nosso trabalho é focado no sucesso de nosso aluno e para contribuir com a melhoria de nossa região”, disse Sérgio Itio Turuta, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. “Esse resultado da avaliação do MEC vem confirmar que estamos no caminho certo, porque nosso trabalho é avaliado todos os dias pelo mercado, pelos alunos e, inclusive pelo MEC e vimos obtendo respostas positivas com a aprovação de nossos alunos em concursos e a colocação desses no mercado de trabalho. Estamos no caminho certo e não paramos por aqui”, concluiu o diretor.
Para Ronaldo Mancini, coordenador do curso de Administração, a Organização Didático-Pedagógica da faculdade foi elaborada de acordo com as novas diretrizes curriculares, “contemplando, principalmente, o estágio supervisionado, o trabalho de conclusão de curso (que retorna em 2005), as atividades complementares (.já em andamento) e, um ponto importante que observo, é o trabalho de iniciação científica, implantado esse ano”.
Ele contou que os avaliadores também observaram que os laboratórios da Toledo/PP estão “afinados com as diretrizes. Fizemos também vários investimentos na biblioteca. E estamos investindo nas titulações dos professores, muitos deles, em fase de conclusão de seus mestrados e doutorados. O que mostra que a Toledo/PP está no caminho certo, em todos os sentidos, ou seja, nos aspectos físico, pedagógico e atendimento ao corpo docente”.
“Essa avaliação nos coloca entre as melhores faculdades de Administração do Brasil, lembrando que no último Provão realizado pelo MEC, em 2003, o curso de Administração foi Nota A”, finalizou o coordenador.