MP do Mato Grosso: aprovados

30 | 12 | 2003

Renne do Ó Souza, Carla Marques Salati e César Danilo Ribeiro de Novais, formados em Direito pela Toledo/PP foram aprovados no último concurso para o Ministério Público do Mato Grosso.
Formado em 2001, Renee mudou-se para São Paulo e passou a dedicar-se aos estudos para concursos. Sua decisão em seguir a carreira no Ministério Público – MP veio desde o terceiro ano da faculdade, quando o irmão foi aprovado em um concurso e Renee iniciou o estágio no MP, em Presidente Prudente. O estágio teve a duração de dois anos e ele atuou ao lado dos promotores Elaine Lins e Silva e Tito Lívio Seabra.
“Ser aprovado para o Ministério Público do Mato Grosso é a realização de um sonho, a concretização da vida profissional”, diz Renne, que ressalta a importância do apoio recebido, durante a faculdade, da diretora acadêmica, Zelly Pennacchi Machado. “Costumo falar que tenho uma dívida moral com a Zelly, uma pessoa que me incentivou, em nome da faculdade”.
Da turma A no Provão do MEC, Carla e César Danilo são formados em Direito pela Toledo/PP em 2000. “Sempre quis atuar no MP e tive como exemplo meu primo Cláudio Rogério Ferreira, também formado pela Toledo/PP, que é promotor”, conta Carla.
Estagiária do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Toledo/PP – EAAJ, de 1998 a 2000, Carla lembra dos professores de Direito Penal e Processo Penal, João Baptista Mimesse Gonçalves e Silvio Barbato. “Era uma área que me interessava muito”.
Depois de formada, ela dedicou-se exclusivamente aos estudos durante três anos, até ser aprovada para o Ministério Público do Mato Grosso. “Alcancei meu objetivo e agora irei atuar com zelo, respeito e seriedade, na função de promotora de justiça”.
César Danilo foi estagiário do Juizado Especial Cível da Toledo/PP – JEC, além de estagiar no escritório de advocacia do pai. “A faculdade foi muito importante porque me deu todo alicerce jurídico. A Toledo/PP sempre tratou o aluno com respeito, como futuros profissionais”, lembra o ex-aluno, que cita os professores Gelson Amaro de Souza e Marcelo Cerqueira como seus incentivadores durante a faculdade.
Depois de formado, ele atuou como advogado em Presidente Prudente, dividindo o trabalho com horas de estudos. “O MP sempre me chamou a atenção e ser aprovado para mim é o cumprimento de um ideal de vida, a realização profissional”. Como promotor, César pretende cumprir as funções institucionais, com o objetivo de servir à sociedade.
Renne e Carla tomaram posse em dezembro de 2003. César Danilo será empossado no final de janeiro de 2004. Para eles, a receita de aprovação é estudo e dedicação. “Não desistir nunca e não desanimar. Quem estuda com seriedade e determinação, conquista”, finalizam.