Para esclarecer melhor o Referendo, as Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente realizaram, no dia 17 de outubro, dois debates sobre o Referendo do Desarmamento. Os debatedores foram os professores da Toledo, um grupo defendeu o SIM e o outro o NÃO. Ambos foram abertos aos alunos da graduação de todos os cursos e à comunidade em geral.
O primeiro ocorreu no período da manhã, às 9h, e os debatedores foram o Diretor da Faculdade de Direito, João Baptista Mimesse Gonçalves, os professores do curso de Direito, José Hamilton do Amaral, Mário Coimbra, Gilson Amâncio e André Felício; Rodrigo Casarini Franjotti que é professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e o professor de Direito e Serviço Social, Marivaldo Gouveia.
No período da noite, participaram do debate os professores de Direito, José Hamilton do Amaral, Jurandir José dos Santos, Mário Coimbra, Marilda Ruiz Andrade Amaral e Marcus Vinicius Aquotti, a coordenadora do curso de Serviço Social, Valderes Maria Romero Bonadío, o professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Rodrigo Casarini Franjotti e também o professor de Direito e Serviço Social, Marivaldo Gouveia. O mediador dos dois debates foi o coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral.
Nos dois debates foi feita uma votação, seguem abaixo os resultados:
Diurno – total 308 votos
Votos NÃO – 245
Votos SIM – 55
Indecisos – 2
Brancos – 4
Nulos – 2
Noturno – total 461 votos
Votos NÃO – 326
Votos SIM – 126
Indecisos – 1
Brancos – 5
Nulos – 3
Total de votos de ambos os turnos – 768
NÃO – 571 votos – 74,3%
SIM – 181 (23,6%)
Indecisos – 2
Brancos – 9
Nulos – 5