Professor da Toledo/PP lança livro sobre ‘Balanced Scorecard’
Professor nos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Serviço Social da Toledo/PP, Flávio Alberto Oliva realizará, no próximo dia 26 de agosto, às 18h, no hall do Salão Nobre da faculdade, uma noite de autógrafos do livro de sua autoria ‘BSC – Balanced Scorecard – Ferramenta gerencial para organizações hospitalares’, lançado pela Editora Érica, que tem Valdir Ribeiro Borba como co-autor.
Com o objetivo principal de dar uma visão geral para os gestores e técnicos das organizações hospitalares sobre o processo de formulação, implementação e gerenciamento das estratégias destinadas ao alcance dos objetivos estratégicos das organizações hospitalares utilizando a ferramenta BSC, o livro, segundo Flávio, atende qualquer área que deseja implementar o BSC na empresa. “Apesar do livro ter uma linguagem voltada para organização hospitalar, dispõe de informações que servirão de base para serem usadas em empresa de qualquer segmento”, explica o autor. “De tempos em tempos mudam as ferramentas gerenciais. Hoje, o que está no mercado, como instrumento de gerenciamento estratégico é o BSC. Essa é a ferramenta mais procurada, no momento, pelas grandes corporações”.
O livro aborda a ferramenta BSC para gerenciamento, seus conceitos, objetivos e metodologia; a produtividade nas empresas de serviços e serviços hospitalares; a metodologia BSC e os modelos de mensuração; o gerenciamento hospitalar estratégico e os benefícios do marketing na assistência hospitalar; o planejamento estratégico como base instrumental do BSC; o foco estratégico para implementação do BSC: workshop, metodologia de cabine de comando, identificação dos objetivos, metas e indicadores por perspectiva, planilhas para o roteiro simplificado, comunicação do BSC, Business Plan hospitalar e o modelo-padrão para o plano de negócios.
“O interesse pelo assunto começou pelo trabalho na área de controladoria e custos no Hospital Universitário. Foi quando vi a necessidade de uma ferramenta de mensuração de desempenho e essa ferramenta eu encontrei no Balanced Scorecard. Decidi, então, fazer o mestrado na área de Administração e a dissertação nesse assunto. A primeira parte do livro é a minha dissertação de mestrado, que vem ao encontro da necessidade que eu tive na época. Na área hospitalar, é uma inovação um estudo desse”.
Flávio afirma que o BSC pode ser aplicado para qualquer instituição. “É uma ferramenta que se constrói dentro da empresa. É uma técnica, onde se busca os indicadores que a equipe julgar importantes dentro da empresa. Esse indicadores são financeiros e não financeiros, como faturamento e qualidade no atendimento”.
A publicação do livro, para o autor, é a maior realização de sua vida acadêmica. “O livro é conseqüência do bom trabalho que fiz no mestrado”, finaliza Flávio, que tem artigos publicados na Revista Intertemas da Toledo/PP.