Novos cursos de Pós Graduação

29 | 12 | 2004

Toledo/PP oferece MBA e Pós Graduação em Direito, Negócios e Serviço Social

Com o objetivo de oferecer novos conhecimentos e atualização nas áreas de Direito, Negócios e Serviço Social, o Centro de Pós Graduação da Toledo/PP está com inscrições abertas para os cursos de ‘MBA em Gestão Empresarial’, ‘MBA em Controladoria e Gestão Financeira’, ‘Direito Civil e Processo Civil’, ‘Direito do Trabalho e Processo do Trabalho’, ‘Gestão , Direito e Ciências Penitenciárias’ e ‘Políticas Sociais e Processos de Gestão’.
Doutor em Administração (FGV/SP), Márcio Sanches coordena os cursos de MBA oferecidos pela Toledo/PP. Segundo ele, o objetivo dos cursos é aliar administração e finanças à prática do dia-a-dia para que os alunos possam atuar como gestores de negócios. “Os cursos serão ministrados por docentes com formação acadêmica sólida, como mestres, doutores, professores universitários de instituições como a FGV/SP e a USP, com experiência nas grandes empresas, o que cria oportunidade de troca de informações”, ressalta o coordenador. “Por estarem vivenciando o mercado também, os docentes estão aptos a discutir questões, tanto de empresas de grandes centros, como do interior. São pessoas preparadas para atuarem em empresas nacionais e familiares, ou seja, a Toledo/PP oferece cursos na área de negócios, adequados para a região”.
O curso ‘MBA em Gestão Empresarial’ é abrangente e atende, tanto aquele que precisa atuar em seu próprio negócio, como gerentes, engenheiros, advogados, educadores, explica Márcio. O ‘MBA em Controladoria e Gestão Financeira’ é voltado, segundo o coordenador, para pessoas que atuam na área de finanças.

Direito

Coordenador do curso ‘Direito Civil e Processo Civil’, Paulo Eduardo D’Arce Pinheiro, mestre em Direito (PUC/SP), ressalta que, num primeiro aspecto, o curso oferece a atualização profissional “com uma ênfase mais prática do que teórica e, num segundo aspecto, o desenvolvimento da pesquisa científica para a carreira acadêmica. Os cursos oferecidos pela Toledo/PP são úteis para aqueles profissionais que pretendem estar em sintonia com as constantes modificações na área e, também, aqueles que queiram se iniciar na pesquisa científica e desenvolver carreira acadêmica”.
“Depois do Novo Código Civil de 2002, a Toledo/PP tem oferecido cursos que visam atualizar os profissionais da área jurídica e atender as necessidades dos operadores de Direito de Presidente Prudente e região, evitando que os profissionais tenham que se deslocar para os grandes centros. Um exemplo é o curso de ‘Direito do Trabalho e Processo do Trabalho’, que atende uma reivindicação antiga dos profissionais que militam nessa área”, diz Edson Freitas de Oliveira, coordenador do curso e mestre em Direito (ITE/Bauru).
Promotor de Justiça e coordenador do curso ‘Gestão , Direito e Ciências Penitenciárias’, Mário Coimbra afirma que o curso tem como objetivo capacitar, não só os advogados que militam na área de Direito Penal, “mas também os administradores de presídios, além de graduandos, uma vez que esse é um assunto especializado e pouco abordado na graduação”.

Serviço Social

Mestre em Serviço Social (UEL/PR), Vera Lúcia Canhoto Gonçalves coordena o curso ‘Políticas Sociais e Processos de Gestão’ e ressalta a importância de cursos de Pós Graduação. “O avanço da sociedade é tão rápido que precisa ser acompanhado pelos profissionais com atualizações e o maior objetivo do curso é esse, proporcionar conhecimentos atualizados, que o mercado de trabalho exige do profissional”. Ela explica que com a Constituição de 1988 a assistência social passou a ser uma política pública “e isso causou profundas modificações na forma de efetivar a assistência social. É necessário que o profissional da área esteja atualizado para participar desse processo que vem acontecendo desde então”. A partir do próximo ano, a assistência social passará a ser executada por meio de um Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
“A área da assistência social é muito abrangente e tem um número expressivo de parceiros sociais. Todos esses discutem a implantação do SUAS e, nesse movimento, é necessário que os profissionais participem da discussão com conhecimentos atualizados. E a Toledo/PP, com esse curso, vem oferecer essa oportunidade de atualização, com a participação de mestres e doutores em seu corpo docente, que têm escrito e pesquisado sobre o assunto”.

Alunos recomendam

Alunos nos cursos de ‘Direito Empresarial’ e ‘MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo’, Spencer Almeida Ferreira e Sérgio Ricardo Essi, afirmam ter suas expectativas superadas. Para Spencer, advogado e Chefe do Departamento Jurídico Regional do Banco do Brasil em Presidente Prudente, o aprimoramento de conhecimentos possibilita um maior preparo para o profissional. Ele destaca a programação do curso e a qualidade do corpo docente. “São professores com titulação e experiência didática, preocupados com a adequação da doutrina à prática forense da advocacia empresarial”.
Gerente Contábil da Regina Festas em Presidente Prudente, Sérgio afirma que o curso de MBA, para ele, oferece, além de uma atualização profissional, ferramentas para o seu dia-a-dia na empresa. “O curso amplia a visão de gerência, por abordar, não só a área financeira, mas a área comercial e de produção, entre outras”. Sérgio diz que vem aplicando ferramentas do MBA no planejamento estratégico da empresa para o ano de 2005.
A programação completa e o corpo docente dos cursos de MBA e Pós Graduação oferecidos pela Toledo/PP podem ser conferidos aqui no site da faculdade. Informações pelo telefone (18) 3901-4005.