Viajar para diversos países sem ter que se deslocar até eles. Será que funciona? De acordo com a coordenadora do projeto Degraus criança, Ana Paula Giroto Alves, funciona sim e os resultados são melhores do que o esperado.
“Muitos não podem conhecer de perto outros países, assim, desde o dia 3 de julho estou realizando com as crianças a oficina Volta ao Mundo, onde em cada dia conhecem a história de um país, bem como sua cultura, costumes, moda, e outras informações. Essa é uma forma de inclusão dos alunos e acesso a culturas diferentes. Das aulas já realizadas, posso dizer que essas oficinas estão sendo muito produtivas. As crianças estão participando, querem mesmo conhecer essas novas culturas e, ao final da aula continuam falando a respeito do novo país conhecido”, explicou Ana Paula.
Até agora eles já conheceram um pouco sobre a Inglaterra, com o professor Eduardo Werneck que morou quatro anos naquele país e sobre o Japão com Harue Shiutaku, Dennys Shiutaku e Veridiana Cantelmo, descendentes de japoneses.
Eduardo mostrou algumas fotografias e ensinou alguns tratamentos em inglês; também falou sobre personalidades nascidas na Inglaterra como Mister Bean e David Beckhan e sobre a origem da bandeira.
Já os outros três mostraram algumas roupas típicas dos japoneses, falaram sobre o Mangá, que é o gênero de quadrinhos japonês e ensinaram cada aluno a escrever seu nome em japonês; cantaram uma música e por fim, também ensinaram a técnica do Origami que é de forma simples, a arte de dobradura de papel. É uma arte milenar japonesa cujo nome de origem orikami, significa dobrar papel.