Ovos de Páscoa têm alta nos preço

07 | 04 | 2004

A Empresa Júnior Toledo – EJT realizou, no dia 26 de março, a coleta de preços de ovos de Páscoa nos maiores supermercados de Presidente Prudente, onde foi constatado um aumento médio expressivo de 23,45% nos preços dos ovos tradicionais, comparado com o ano de 2003.
O Ovo de Páscoa LAKA nº 12 (140 g) teve um aumento médio em seu preço de 31,32% comparado com o ano anterior. Os pesquisadores da EJT constataram também a diferença de preços de alguns itens entre supermercados, como o Ovo de Páscoa SONHO DE VALSA nº 20 (400g), com uma variação de preços de 29,64%, entre R$ 13,80 e R$ 17,89.
Alguns ovos pesquisados sofreram queda em seus preços como o Ovo de Páscoa Itamaraty Italight-Light ao leite e o Ovo de Páscoa Itamaraty Italight-Light branco, que tiveram uma redução significativa de 37,77% em seus preços comparados com os de 2003. No ano passado, o preço médio era de R$ 13,53, enquanto neste ano, o preço médio é de R$ 8,42.
Foram analisados ainda, três grupos de produtos muito consumidos nesta época, como Colombas Pascais, Barras de Chocolate e Caixas de Bombom.

O grupo Colombas Pascais sofreu um aumento médio de 16% nos preços. A colomba BAUDUCO Brownie (650g), teve um aumento médio em seus preços de 30,71%, sendo que, no ano anterior, seu preço médio era R$ 9,90 e neste ano é de R$ 12,94.

Na categoria Barras de Chocolate e Caixa de Bombons, a redução foi de 4,04%, comparado a 2003. O grupo Barras de Chocolate foi o responsável direto por esta redução, tendo como destaque a barra de chocolate GAROTO AO LEITE (500g) , que sofreu uma redução de 10,11% em seus preços. Já na categoria Caixa de Bombons, a caixa de bombom NESTLÉ (400g) teve uma queda em seus preços de 7,29%.
A pesquisa revelou uma alta considerável nos preços médios com relação ao ano passado como também entre os estabelecimentos comerciais. Colaboraram para a realização da coleta os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia: André Henrique Almeida Moreira Peres, Rodrigo Moreira Aragão, Paula Roberta Bento, Leandro de Almeida Fernandes, Geisa Gomes dos Santos Pereira Silva, Alceu Takao Teruya, Fernando Roberto Pellozo Kobata e Paulo Alexandre da Silva. A pesquisa foi coordenada pelo aluno do curso de Economia Fernando Júlio P. Marcondes, sob orientação do professor e coordenador do curso, Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional da EJT Maria Lúcia Ribeiro da Costa.