Palestra sobre maturidade

30 | 06 | 2004
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a preocupação é ter qualidade de vida na terceira idade. Com a proposta de oferecer meios para que, pessoas acima de 45 anos, tenham qualidade de vida, a gerontóloga e coordenadora do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade Maria Ângela Maltempi realizará a palestra “Os benefícios da educação continuada para adultos na maturidade”, gratuitamente, no dia 15 de julho, às 15h, na Toledo/PP, em parceria com a Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo – Apampesp.
Ainda no dia 15 de julho, Maria Ângela abordará o mesmo tema, no Recanto da Terceira Idade, em Presidente Venceslau, às 20h. E, no dia 16 de julho, ela ministrará a palestra “Qualidade de vida na maturidade”, no Lions de Presidente Epitácio.
Segundo a gerontóloga, o isolamento social acrescido de doenças mentais e físicas tem sido a conseqüência mais freqüente nos grupos que não se atualizam e não participam. “Nesse sentido, a meta mais importante na educação de idosos é o estabelecimento de contato com outras pessoas, ficando em segundo lugar a própria realização da tarefa. Assim, a pessoa idosa pode se interessar mais pelo processo de fazer do que pelo resultado, logo, a maneira como a tarefa é desenvolvida passa a ser mais importante do que seu resultado final”, explica.
“Para isso, a faculdade oferece o Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, que tem como objetivo principal contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, propiciando a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades”.
Maria Ângela explica que o curso, além de transmitir conteúdos, tem a preocupação de colaborar para que o indivíduo se desenvolva como um ser completo, oferecendo um espaço comunitário, onde as pessoas possam refletir sobre o seu próprio envelhecimento e com isso mudar atitudes. “Coloca-se como uma nova opção para os indivíduos, levando-os ao encontro da satisfação de muitas de suas necessidades, respeitando as particularidades da terceira idade, o que propicia integrar a educação e o lazer pela pedagogia do prazer, que trabalha com o princípio da espontaneidade e da participação ativa dos alunos”, finaliza.
A Toledo/PP já firmou convênio com entidades como Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares, Apampesp, Centro Professorado Paulista – CPP, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – Apeoesp, Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa – Afaban e Recanto da Terceira Idade.

ASSUNTOS
RELACIONADOS