O curso de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente acaba de lançar o Grupo de Estudo “Papo Criativo”, iniciativa idealizada pela professora Ana Cláudia Germano em parceria com as alunas Maria Vitória Santos de Souza e Maria Eduarda Toschi Pessoa, ambas do 6º termo e embaixadoras do Clube de Criação.
Os encontros acontecem semanalmente e têm como propósito aproximar a academia do mercado, trazendo convidados que atuam em agências, departamentos de marketing e projetos empreendedores. A proposta é criar um espaço de troca em que os alunos possam dialogar diretamente com profissionais, conhecer os desafios da área e discutir tendências da comunicação.
De acordo com Maria Eduarda, o projeto nasceu de um esforço conjunto para fortalecer a ponte entre a Toledo Prudente e o Clube de Criação: “O ‘Papo Criativo’ surgiu como um espaço para desmistificar o mercado e mostrar que os sentimentos de insegurança e os desafios são comuns a todos. Queremos que os alunos se sintam confiantes, que construam networking de forma autêntica e encontrem aqui um ambiente acolhedor para crescer.”
Já Maria Vitória reforça a importância de transformar inquietações em comunidade: “Eu e a Maria Eduarda sempre conversávamos sobre nossas expectativas e dúvidas em relação ao mercado e ao processo criativo. Percebemos que essas questões fazem parte da trajetória, e daí nasceu o propósito do Papo: acolher e aproximar jovens criativos do mercado. Cada encontro traz profissionais diferentes e nos permite discutir temas que muitas vezes não sabemos com quem abordar.”
Além de promover um diálogo direto com quem atua no setor, o grupo também contribui para a formação acadêmica dos estudantes, já que a participação é válida para horas complementares.
As alunas destacam ainda o papel essencial da instituição no desenvolvimento da iniciativa. “Estamos recebendo um apoio incrível da professora Ana Germano e do coordenador Caio Silva, que acreditaram na ideia e viabilizaram o projeto. Isso mostra como a Toledo está sempre incentivando os alunos, inclusive em ações que partem de nós”, completa Maria Vitória.
Com encontros que já discutiram o processo criativo em agências de publicidade, o “Papo Criativo” promete explorar uma ampla gama de temas, como briefing, festivais de publicidade, produção audiovisual, marketing de influência, ativações de mídia e arquétipos de marca.
Para as embaixadoras, a expectativa é que o grupo se consolide como um espaço seguro, inspirador e colaborativo, capaz de preparar os estudantes de Marketing e Publicidade — e de outras áreas — para os desafios e oportunidades que o mercado da comunicação oferece.
O “Papo Criativo” evidencia o orgulho de fazer parte da Toledo Prudente, que valoriza a iniciativa dos alunos, apoia talentos e transforma aprendizado em experiências reais, preparando-os para o mercado da comunicação.