Participantes de Programa relatam experiências

18 | 10 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Na noite de ontem (17), os alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo, Guilherme Correia Santos e Allan Carlos Claudino Villa relataram as experiências que viveram durante o período em que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras. Santos ficou durante um ano na Holanda e Villa morou pelo mesmo período na Austrália.
 
Santos relata que participar do Programa Ciência sem Fronteiras foi importante para a vida acadêmica e pessoal. 
 
“O Ciência sem Fronteiras nos dá a oportunidade de receber pra estudar em universidades de ponta no exterior e isso é muito interessante para a carreira. Além disso, você é o responsável por tudo lá e isso acaba gerando maior independência”, afirma.
 
Villa, por sua vez, relata que estar na Austrália foi importante para desenvolver o networking.
 
“Fiz muitos contatos com profissionais que atuam na área de tecnologia lá e acredito que esse contato é de grande valia”, expõe.  
 
Guilherme comenta sobre as principais diferenças entre o sistema educacional da Holanda e o do Brasil. 
 
“Na minha universidade, o estudo era dividido em bimestres. Cursam-se menos matérias, porém o nível de exigência sobre o aluno é maior. Na maior parte do tempo, o estudo é extra-classe, por meio de leitura de artigos e livros sobre a matéria”.
 
Allan diz que sua maneira de pensar ao desenvolver um trabalho acadêmico sofreu alteração.
 
“Na Austrália, eu aprendi a fazer os trabalhos acadêmicos com maior profundidade e abrangência. Posso dizer que lá os trabalhos são de alto nível e agora posso desenvolver melhor meus projetos aqui na Toledo”, afirma.
 
Ambos comentam que o aluno que tiver a oportunidade de participar do Ciência sem Fronteiras deve agarrar a chance.
 
“A experiência é incrível e com certeza ela será determinante para outra etapa da vida daqueles que forem, assim como foi determinante na minha!”, finaliza Santos.
 
Sobre – Para concorrer às bolsas de graduação sanduíche oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, os alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Presidente Prudente devem estar: regularmente matriculado no curso de Sistemas de Informação;  ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso; ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009 e proficiência no idioma, conforme cada edital específico do País. 
 
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 29 de novembro.
 
Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (18) 3901-4004