Pedagogia EAD discute políticas educacionais em atividade prática

10 | 11 | 2020
Lais Ernesto
Lais Ernesto

Os alunos do curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente desenvolveram uma atividade prática voltada para políticas educacionais. A avaliação, da disciplina de Política, Educação e Cidadania, ministrada pela professora Ana Virgínia Isiano Lima, tem o objetivo de unir teoria e prática na formação profissional. 

Em grupos, os alunos escolheram uma política educacional vigente e identificaram os aspectos que a envolvem. De acordo com a professora, após a identificação, os estudantes entrevistaram educadores e gestores do ensino básico ou superior. “Após a entrevista, os alunos elaboraram um resumo expandido, identificando, a partir das entrevistas, como esta política é implementada no âmbito da educação”, explica. Os estudantes apresentaram, ainda, seus resumos em um seminário da disciplina. 

Ainda segundo a docente, o objetivo da atividade é compreender os conceitos que envolvem o assunto. “Analisar como a educação escolar é constituída na legislação, contrastar os documentos legais que orientam a organização da Educação Básica, da Educação Superior e das modalidades de ensino, dentre outros aspectos. Ao realizar a avaliação, eles tiveram a oportunidade de compreender a política educacional escolhida por eles e de verificar como a sua implementação ocorre na prática”, completa. 

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Giovana Cabrioti de Souza, aluna do curso, conta que o tema escolhido foi a EJA – Educação de Jovens e Adultos. “Enxergar por outro ângulo e entender como a prática é desenvolvida e como é a vivência do professor com essa política educacional foi uma ótima e enriquecedora oportunidade para minha formação”, salienta. 

Thayná Terrin Cressembene, que também trabalhou com o tema da EJA, fala que esta é uma forma de ter contato com a realidade prática profissional. “Com essa atividade prática, pude absorver mais sobre o assunto e vimos o quão grande é o trabalho da EJA. Estou amando o curso, os professores nos oferecem atividades para que possamos aprender o máximo, e os trabalhos práticos são muito importantes, porque assim, vemos como é a realidade”, conclui. 

Outra aluna que desenvolveu a atividade foi Natalia Moraes Castanho. Ela explica que trabalhou com o tema Educação Inclusiva no ambiente escolar. “Abrangemos no tema: deficiência, raça, cor, gênero, crenças e tudo aquilo que possa ser alvo discriminatório no ambiente escolar, que é o nosso foco enquanto futuras pedagogas”, explica. 

A aluna completa ainda que esta disciplina trouxe a oportunidade em conhecer as Políticas Públicas Educacionais. “Entendo como isso é de extrema importância para a minha formação, pois está tudo lá o que precisa ser feito para validar a permanência e a qualidade de ensino para o aluno. Tivemos o desafio de apresentar soluções e de colocar realmente nossas ideias em prática. É uma disciplina que me ajudou abrir os olhos para várias questões”, ressalta. 

A docente do curso conclui que atividades como esta são importantes para que os alunos possam assimilar os conteúdos apresentados com a implementação no contexto educacional. “Ao conversar com professores e gestores, eles puderam identificar como as escolas ou outras instituições atuam para que os documentos legais sejam cumpridos, as práticas desenvolvidas, bem como as dificuldades evidenciadas nesse processo”, explana Ana Virgínia. 

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