Pesquisa aponta queda no preço da cesta básica

30 | 05 | 2023
Lais Ernesto
Lais Ernesto

O 10º IPT (Índice de Preços Toledo) de 2023, desenvolvido pela Empresa Júnior da Toledo Prudente, apontou uma deflação no preço da cesta básica de 2,57%, em relação à segunda quinzena de abril. Ou seja, o consumidor que gastava R$ 1.020,67 para comprar a cesta básica do IPT, hoje gasta em média, R$ 994,41.

A pesquisa foi realizada em sete supermercados de Presidente Prudente, no dia 26 de maio.

CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA!

R$ O “grupo de alimentos” apresentou uma deflação de 3,23%, destacando o óleo de soja (900ml), com diminuição de 15,17% e a batata (kg), com decréscimo de 13,51%.

Seguindo a tendência de baixa, o “grupo de higiene pessoal” apresentou uma deflação de 0,96%, com destaque para o sabonete (85-90g), que teve queda de 16,19%.

Por fim, o “grupo de artigos de limpeza” apresentou uma inflação de 3,38%, em que o sabão em pó (1kg) teve aumento de 16,85% e o sabão em barra (5 unidades), com acréscimo de 6,91%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o creme dental (90g) que variou entre R$ 1,49 e R$ 4,60, resultando numa diferença de 208,72% e o desinfetante (fragrância pinho/500ml), que foi de R$ 2,45 a R$ 7,39, com uma diferença de 201,63%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 446,58. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 299,19, economizando assim, R$ 147,39.

A pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente: Rafael Kenji Hirata, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.

Sobre o IPT   

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. 

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

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