Pesquisa constata aumento

06 | 11 | 2006

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 1º de Novembro de 2006 sendo constatada um aumento nos preços de 1,96%, em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, sendo que destes, 2 não autorizaram a coleta de preços.

O grupo que teve maior alta foi o de Cereais/ Mercearia, com 5,44% de elevação. Os produtos que mais contribuíram para esta alta foram Farinha de Trigo Dona Benta 1kg com aumento de 16,40% e o Arroz tipo 1 Anceli 5 kg com 11,57% de alta entre os meses de outubro e novembro.

O segundo grupo que apresentou alta foi de Bebidas, apresentando 4,45% em relação ao mês de Outubro. A maior variação de preço foi do refregerante Guaraná Antártica que era encontrado a R$ 2,13 e na atual pesquisa a R$2,32, ou seja, uma alta de 8,55%.

Novamente a pesquisa detectou que o frango congelado vem recompondo seu preço após a crise da gripe aviária, que resultou em excesso de ofertado produto no Brasil, que fez com que seu preço chegasse a menos de R$1,00 por Kg.

Nesta pesquisa o preço médio encontrado foi de R$3,21, enquanto que na pesquisa do mês de outubro a média de preços deste produto era de R$2,41, portanto uma variação de 33,33%.

O frango congelado também merece destaque quanto a diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, podendo ser encontrado entre R$2,69 e R$3,99 uma diferença de 48,33%.

Outros produtos que tiveram grande diferença de preços praticados: Queijo Mussarela fatiado kg encontrado entre R$8,98 e R$13,20 uma variação de 46,99%; Leite Condensado Moça podendo ser encontrado entre R$1,39 e R$1,99 uma diferença de 43,17%.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$429,73, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$347,99, economizando assim R$81,74.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Olavo Martins Júnior, Wesley Primo Leite, Caroline Pachega Lapa, Fernanda Flávia Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Robson Antonio Santos Augusto, Victtor José Pardo Petrin e Yuri Ribeiro Marinho sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira aqui a Pesquisa