Pesquisa natalina

23 | 12 | 2003

A Empresa Júnior Toledo – EJT divulgou a Pesquisa Natalina realizada em dezembro, nos maiores supermercados de Presidente Prudente, em que foi constatada grande diferença de preços dos produtos, com uma variação média de preços nos panetones de 21,21%.

A alta de preços foi registrada quando comparada com o mesmo período de 2002. Considerados todos os produtos pesquisados, verificou-se uma elevação média de 4,3% nos preços. Enquanto o Chocotone Mousse Bauducco sofreu um aumento de preço de 24,68%, o Panetone Tommy teve uma redução de 13,7% em seu preço de venda.
No item bebidas, a variação de preços do Vinho Tinto Natal Seco/Suave foi de 54,24% entre os supermercados, sendo o menor preço R$ 2,95 e o maior R$ 4,55 e o uísque Cavalo Branco teve uma variação de preços de 57,11%, com o preço de R$ 52,90 em um supermercado e R$ 83,11 em outro. O setor de bebidas apresentou alta geral de preços de 9,11%. Não foi encontrada nenhuma bebida com preço reduzido em relação ao ano passado.

Já nas carnes e congelados, artigos tradicionais na época natalina, houve uma elevação média de 17,34%. Foram considerados para a análise, apenas, os produtos encontrados em três ou mais supermercados.
A pesquisa foi realizada pelos alunos dos cursos de Administração e Economia da Toledo/PP: Adriano Machado, Alceu Teruya, Fernando Marcondes, Marcelo Camargo e Paulo Silva.

Clique aqui para ver a pesquisa.