Potyara Amazoneida na Toledo/PP

04 | 04 | 2005
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Pós-doutorada em Política Social pela Universidade de Manchester (Grã-Bretanha) e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social da UNB, Potyara Amazoneida P. Pereira compõe o corpo docente do Curso de Pós Graduação Lato Sensu ‘Políticas Sociais e Processos de Gestão’, da Toledo/PP.
Na faculdade, na última sexta-feira, em entrevista à Rádio Presidente Prudente AM/FM, ela elogiou o programa Fome Zero, lançado pelo Governo Federal. “O primeiro ponto de um governo no Brasil deve ser atacar a fome no país, que tem números alarmantes. O governo do Presidente Lula elegeu certo a sua meta, mas colocar isso em ação não é fácil. Descentralizar o projeto e coordená-lo, é difícil. Mas em si, o Programa Fome Zero é um bom projeto”.
Potyara deixou claro que a assistência social não é assistencialismo. “A assistência social é uma política pública, inserida na Constituição de 1988”. Ela participou da elaboração do pré-projeto da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Promulgada em fevereiro de 1993, a LOAS é a regulamentação dos termos da Constituição brasileira de 1988 referentes a assistência social.
Autora do livro ‘Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais’, Potyara trabalha, nesta obra, com o conceito de necessidades humanas básicas, que tem raízes clássicas, como contraponto à noção liberal de mínimos sociais. Colocando em xeque o discurso dominante contemporâneo, que apresenta o mercado como o mecanismo mais eficiente e eficaz, quando não o mais justo, de provisão do bem-estar, Potyara oferece outros argumentos que apontam para a otimização das políticas sociais públicas.
O Curso de Pós Graduação Lato Sensu ‘Políticas Sociais e Processos de Gestão’, da Toledo/PP, visa atualizar os profissionais de Serviço Social para trabalharem com as políticas sociais e aborda as seguintes políticas sociais: assistência social, previdência social, saúde, educação, segurança pública, criança e adolescente, idoso, pessoa portadora de deficiência e família.
Informações na Pós-Graduação da Toledo/PP, pelo telefone (18) 3901-4005.

ASSUNTOS
RELACIONADOS